29/11/2022 11:03 am

Diretora-Adjunta Pedagógica

DIRETORIA ADJUNTA PEDAGÓGICA

Diretor Adjunto Pedagógico

Abenaias Almeida

Coordenação de Controle Acadêmico e Apoio ao Ensino – CAAE

Nélio Augusto Teixeira Sousa
E-mail: coord.academica.iema@gmail.com

Coordenação de Tecnologia de Gestão  Educacional – CTGE

E-mail: iema.tge@gmail.com

Coordenação de de Laboratórios da Base Técnica – BT

Adryand Coelho
E-mail: laboratoriosredeintegral@gmail.com

Núcleo de Educação Socioemocional

Romulo Mafra

Robótica Educacional

Fábio Aurélio
E-mail: faaunaco_29@hotmail.com

Supervisão de Estágio e Trabalho – SUPEST

Celso Luiz Rodrigues
E-mail: estagio.iema@gmail.com
Telefone: (98) 9. 9199-7274


1. TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.
Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. Aplica conceitos e modelos de gestão em funções administrativas. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais.
Carga horária (hora/ aula): 1300
Carga horária (hora/ relógio): 1083
Unidade Plena: BACABEIRA, PRESIDENTE DUTRA (Diurno – Tempo Integral).

 

2. TÉCNICO EM AGRICULTURA (ORGÂNICA)

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais.
Planeja, organiza, dirige e controla a produção vegetal sustentável. Propaga espécies vegetais. Elabora, executa e monitora projetos agrícolas. Maneja o solo e a água mediante práticas conservacionistas. Projeta e implanta sistemas de irrigação e drenagem. Promove o manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Planeja e faz a gestão e o controle da produção. Supervisiona a colheita e a pós-colheita das principais culturas. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Elabora laudos, perícias, pareceres e relatórios. Administra a propriedade agrícola. Opera máquinas e implementos agrícolas.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: BREJO, COROATÁ, SANTA INÊS, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (Diurno – Tempo Integral).

 

3. TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais.
Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: MATÕES, PINDARÉ (Diurno – Tempo Integral).

 

4. TÉCNICO EM ALIMENTOS

Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia.
Planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos. Executa e supervisiona o processamento e conservação das matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e bebidas. Realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Implanta programas de controle de qualidade. Realiza a instalação e manutenção de equipamentos, a comercialização e a produção de alimentos. Aplica soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: CURURUPU (Diurno – Tempo Integral).

 

5. TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais. Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: ITAQUI-BACANGA, MATÕES (Diurno – Tempo Integral).

 

6. TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Planeja, projeta, executa, inspeciona e instala máquinas e equipamentos eletromecânicos. Realiza usinagem e soldagem de peças. Interpreta esquemas de montagem e desenhos técnicos. Realiza montagem, manutenção e entrega técnica de máquinas e equipamentos eletromecânicos. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletromecânicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: ITAQUI-BACANGA, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (Diurno – Tempo Integral).

 

7. TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: AXIXÁ (Diurno – Tempo Integral).

 

8. TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde.
Executa instalação e manutenção de equipamentos médico-hospitalares. Planeja e executa instalação, montagem, medições e testes de equipamentos biomédicos. Realiza e registra os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares-odontológicos. Analisa tecnicamente os certificados de calibração e aferição. Administra e comercializa equipamentos biomédicos. Coordena o armazenamento e uso adequado de equipamentos.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: TIMON (Diurno – Tempo Integral).

 

9. TÉCNICO EM EVENTOS

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Projeta, planeja, organiza, coordena, executa e avalia serviços de apoio técnico e logístico a eventos de diversas classificações e tipologias. Utiliza normas de cerimonial e protocolo. Opera as ferramentas de marketing e de divulgação. Executa procedimentos de recepção e encaminhamentos demandados por eventos. Coordena a decoração de ambientes e o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.
Carga horária (hora/ aula): 1080
Carga horária (hora/ relógio): 900
Unidade Plena: SÃO LUÍS (Diurno – Tempo Integral).

 

10. TÉCNICO EM GERÊNCIA DE SAÚDE

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde.
Planeja, controla e avalia a implementação de programas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Realiza estudos de custos e viabilidade. Desenvolve projetos de gestão em saúde. Realiza previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Fiscaliza a execução de contratos e serviços de terceiros. Aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes e serviços de saúde. Desenvolve e alimenta estatísticas de indicadores de saúde.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: SANTA INÊS (Diurno – Tempo Integral).

 

11. TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Conduz e assiste pessoas ou grupos em traslados, passeios, visitas e viagens. Informa os visitantes sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos. Traduz o patrimônio material e imaterial de uma região para visitantes. Estrutura e apresenta roteiros e itinerários turísticos de acordo com interesses, expectativas ou necessidades específicas.
Carga horária (hora/ aula): 1100
Carga horária (hora/ relógio): 917
Unidade Plena: AXIXÁ, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (Diurno – Tempo Integral).

 

12. TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
Instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: AXIXÁ, COROATÁ, MATÕES, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, SÃO LUÍS (Diurno – Tempo Integral).

 

13. TÉCNICO EM INFORMÁTICA BIOMÉDICA

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
Desempenha atividades voltadas para montagem, instalação, manutenção, gestão, comercialização, e o uso adequado de equipamentos biomédicos. Conhecem a função, operação e princípios de funcionamento dos principais equipamentos, de baixa, média e alta complexidade, utilizados em clínicas e hospitais. Planejam e executam a instalação, as medições e testes de equipamentos biomédicos. Realizam manutenções em equipamentos e instrumentos médico-hospitalares.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: TIMON (Diurno – Tempo Integral).

 

14. TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
Desenvolve sistemas para web. Aplica critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade. Utiliza ferramentas de auxílio no desenvolvimento das aplicações. Desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na Internet e na intranet.
Carga horária (hora/ aula): 1300
Carga horária (hora/ relógio): 1083
Unidade Plena: ITAQUI-BACANGA, SANTA INÊS (Diurno – Tempo Integral).

 

15. TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.
Realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Presta serviços de atendimento aos clientes.
Carga horária (hora/ aula): 1120
Carga horária (hora/ relógio): 933
Unidade Plena: BACABEIRA, TIMON (Diurno – Tempo Integral).

 

16. TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
Executa montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática. Instala e configura sistemas operacionais desktop e aplicativos. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, fontes chaveadas e periféricos. Instala dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade. Realiza atendimento help-desk.
Carga horária (hora/ aula): 1245
Carga horária (hora/ relógio): 1038
Unidade Plena: BREJO, CURURUPU, PRESIDENTE DUTRA (Diurno – Tempo Integral).

 

17. TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde.
Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: BREJO, CURURUPU, PINDARÉ, SÃO LUÍS (Diurno – Tempo Integral).

 

18. TÉCNICO EM MINERAÇÃO

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais.
Realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos naturais. Opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte. Caracteriza minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico. Executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios. Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto. Elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo. Opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: BACABEIRA (Diurno – Tempo Integral).

 

19. TÉCNICO EM PORTOS

Eixo Tecnológico: Infraestrutura.
Desenvolve atividades nas operações portuárias. Controla, programa e coordena operações de transportes em geral. Supervisiona operações de embarque, transbordo e desembarque de cargas e o agenciamento de embarcações. Encaminha procedimentos de importação e exportação. Verifica as condições de segurança dos meios de transportes, equipamentos utilizados e das cargas. Opera e gerencia a manutenção dos equipamentos eletromecânicos de operação portuária. Supervisiona o armazenamento, o transporte de carga e a eficiência operacional de equipamentos e veículos. Controla recursos financeiros e insumos. Elabora documentação necessária ao desembargo de cargas. Atende clientes. Pesquisa preços de serviços de transporte. Identifica e programa rotas. Informa sobre condições do transporte e da carga.
Carga horária (hora/ aula): 1300
Carga horária (hora/ relógio): 1083
Unidade Plena: ITAQUI-BACANGA (Diurno – Tempo Integral).

 

20. TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design.
Capta imagens e sons. Realiza ambientação e operação de equipamentos por intermédio de recursos e linguagens. Investiga a utilização de tecnologias de tratamento acústico, de imagem, luminosidade e animação. Prepara material audiovisual. Elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação de produtos e serviços de comunicação.
Carga horária (hora/ aula): 1080
Carga horária (hora/ relógio): 900
Unidade Plena: SÃO LUÍS (Diurno – Tempo Integral).

 

21. TÉCNICO EM QUÍMICA

Eixo Tecnológico: Produção Industrial.
Opera, controla e monitora processos industriais e laboratoriais. Avalia atividades. Controla a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Desenvolve produtos e processos. Compra e estoca matérias-primas, insumos e produtos.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: PRESIDENTE DUTRA (Diurno – Tempo Integral).

 

22. TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais.
Realiza operações do setor pesqueiro com base no manejo e na qualidade dos produtos. Aprimora a sustentabilidade dos recursos naturais e da biodiversidade aquícola. Analisa e avalia os aspectos técnicos, sociais e econômicos da cadeia produtiva do setor pesqueiro. Monitora o uso da água com vistas à exploração dos recursos pesqueiros. Planeja, organiza, dirige e controla as operações de pesca. Monitora instalações, montagens, operações e manuseios de apetrechos, máquinas e equipamentos, processamento e refrigeração dos produtos.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: PINDARÉ (Diurno – Tempo Integral).

 

23. TÉCNICO EM REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde.
Organiza, administra e coordena serviços de documentação, registros e estatísticas de saúde. Dá suporte ao atendimento do paciente. Organiza os registros clínicos ou prontuários. Realiza planejamento, controle e avaliação de serviços de saúde. Guarda, cataloga, mantém registros. Processa dados. Produz indicadores gerenciais e epidemiológicos e relatórios estatísticos. Implementa e opera sistemas de informações em saúde nas respectivas unidades.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: SANTA INÊS (Diurno – Tempo Integral).

 

24. TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Eixo Tecnológico: Segurança.
Analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador. Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações. Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional. Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas. Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Carga horária (hora/ aula): 1800
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: ITAQUI-BACANGA (Noturno)

 

25. TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.
Executa serviços de suporte e apoio administrativo às atividades de natureza jurídica. Coordena e executa o arquivamento de processos e documentos técnicos. Presta atendimento ao público.
Carga horária (hora/ aula): 1100
Carga horária (hora/ relógio): 917
Unidade Plena: AXIXÁ, BREJO, CURURUPU, PINDARÉ-MIRIM, PRESIDENTE DUTRA, SÃO LUÍS, TIMON (Diurno – Tempo Integral).

 

26. TÉCNICO EM VULCANIZAÇÃO

Eixo Tecnológico: Produção Industrial.
Planeja e coordena a execução de atividades de vulcanização em borrachas, de acordo com a programação da produção. Seleciona e controla processos de preparação de matérias primas e insumo para a vulcanização. Executa ensaios para garantir a qualidade dos produtos vulcanizados, além de executar automatização dos processos de vulcanização. Calibra equipamentos e máquinas de vulcanização e corte. Utiliza processos de vulcanização a frio e à quente. Inspeciona correias transportadoras, identifica defeitos/falhas, determina vida útil desse componente.
Carga horária (hora/ aula): 1800
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: ITAQUI-BACANGA (Noturno).

 

27. TÉCNICO EM ZOOTECNIA

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais.
Planeja, organiza, dirige e controla a criação sustentável de animais domésticos e silvestres. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higiênico, sanitário, nutricional e reprodutivo na produção animal. Implanta e realiza o manejo das pastagens. Aplica procedimentos relativos ao preparo e conservação do solo e da água. Realiza e monitora a produção de silagem e forragem. Realiza procedimentos de inseminação artificial em animais. Projeta instalações zootécnicas.
Carga horária (hora/ aula): 1440
Carga horária (hora/ relógio): 1200
Unidade Plena: COROATÁ (Diurno – Tempo Integral).

CURSOS DAS UNIDADES PLENAS

CURSOS SUBSEQUENTES

As Oficinas de Férias ocorrem nos meses de julho e janeiro e têm por objetivo trabalhar os conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa, priorizando os conhecimentos e habilidades mais necessários ou os que nossos estudantes tenham mais dificuldades.  A Oficina Gonçalves Dias de Língua Portuguesa homenageia um dos maiores poetas do Brasil, nascido em Caxias-MA. A Oficina Souzinha de Matemática homenageia esse importante matemático nascido no Maranhão, o primeiro Doutor em Matemática de nossa história. A Oficina Jane Austen de Língua Inglesa homenageia essa importante escritora cujos livros repercutem até hoje entre os mais vendidos, traduzidos e filmados.

  1. Manual de Língua Portuguesa
  2. Manual de Língua Portuguesa – Redação do ENEM
  3. Manual de Matemática
  4. Manual de Língua Inglesa
  5. Manual Física
Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support