28/11/2022 6:41 pm

Galeria de Reitores

Alex Oliveira

ALEX OLIVEIRA DE SOUZA – Doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est (2010), Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba (1993), técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal da Paraíba. Exerceu as funções de: Diretor da Divisão de Conservação e Restauro do DPHAP-MA (1995-1996), Diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo- UEMA (2001-2002), Coordenador Local do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano UFPE/UEMA (1999-2000), Ataché Temporaire d’Enseignement et Recherche – Université de Paris-Est (2006-2007), Coordenador Local do Doutorado Interinstitucional em Urbanismo – UFRJ/UEMA (2009-2011), Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (2008-2012), Membro Titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão (2014), Coordenador das Oficinas de Planejamento Participativo e Sustentável realizadas em parceria com a União Por Moradia Popular do Maranhão e União dos Moradores do Centro Histórico de São Luís (2012), Coordenador do Atelier Internacional de Criação Urbana EQUINOX com Brasil, França e Itália (2009-2014), Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (2014), Conselheiro Federal Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (2015-2017). Foi Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (2015-2019) e Conselheiro Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (2021). Tem experiência na área de Planejamento e Projeto Urbano e Regional, com ênfase na construção de projetos em ambientes colaborativos, participativos e sustentáveis atuando principalmente nos seguintes temas: São Luís, Espaços Públicos, Inovação Urbana e Sustentabilidade de Sítios Urbanos de Interesse Social, Cultural e Ambiental, tem vários trabalhos publicados em anais de congressos, periódicos e livros Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão (desde 1995) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional (desde 2014).

Felipe Camarão

Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é mestre em Direito pela mesma instituição. Foi aprovado, entre outros, nos concursos públicos para escrivão de policia civil, analista judiciário do TJ/MA e para procurador federal. No dia 1º de Janeiro de 2015 assumiu a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Em agosto deste mesmo ano, foi empossado secretário de Estado da Cultura. Contribuiu, também, com a implantação da Secretaria de Governo. Atualmente, é secretário de Estado da Educação, presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira e professor de Direito em cursos de pós- graduação e de graduação da UFMA e da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB).

Jhonatan Almada

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Educativas pelo Instituto Internacional de Planejamento da Educação da UNESCO. Especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão-Uema. É servidor público federal da Carreira de Técnico de Assuntos Educacionais, lotado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Reitor do IEMA de março de 2016 a fevereiro de 2020.

Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa

Bira do Pindaré é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestre em Políticas Públicas pela mesma Universidade. Bancário e advogado. Deputado estadual no segundo mandato. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Delegado Geral do Trabalho no Maranhão e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. Reitor do IEMA de 27/05/2015 a 14/03/2016.

Francisco Alberto Gonçalves Filho

Alberto Filho é licenciado em História, possui pós-graduação em Gestão Pública (Enap), é mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional (Universidade de Taubaté-SP). Professor da UEMA e do IFMA (desde 1996), foi diretor-geral do IFMA Imperatriz por dois mandatos. Foi diretor-geral pró-tempore do IFMA Grajaú para implantação do campus na cidade. Reitor do IEMA de 1/01/2015 a 27/05/2015.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support