7/05/2024 5:27 pm

IEMA e MAPA abrem edital para patrocínio do Robot World Cup FIRA 2024

O Governo do Maranhão, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), lançou edital que visa a captação de patrocínios Roboworld Cup FIRA 2024. A iniciativa busca, por meio de parcerias público-privadas, promover o potencial do evento.

As inscrições para patrocínio do Roboworld Cup FIRA 2024 estão abertas durante o período de 29 de abril a 15 de julho de 2024. O evento é o principal campeonato de robótica do mundo, que tem como objetivo promover a competição internacional a fim de incentivar jovens e adolescentes, assim como a indústria, a concentrar mais esforços na robótica e inteligência artificial, compartilhando ideias e divulgando resultados de pesquisas nessas áreas.

Durante os cinco dias de evento, inúmeras atividades de competição e pesquisa serão desenvolvidas. A Roboworld Cup FIRA 2024 utiliza jogos e competições de robótica altamente motivadoras e desafiantes para fazer sobressair o melhor dos seus participantes. As propostas de patrocínio e os documentos da habilitação deverão ser enviados, por meio do formulário anexo no edital, até 15 de julho de 2024 para o e-mail contato.dnms@mapa.ma.gov.br

A competição de robótica no IEMA apoia o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro dos alunos, oferecendo uma experiência de aprendizado imersiva, dinâmica e colaborativa, onde os estudantes são expostos a desafios reais e estimulados a buscar soluções inovadoras, trabalhando em equipe e aprimorando suas habilidades técnicas e socioemocionais.

Sendo assim, o projeto justifica-se pela necessidade de preencher lacunas na literatura científica, de modo a oferecer uma compreensão mais profunda da relação entre robótica educacional e a participação de estudantes, compreendendo a inclusão, a diversidade de gênero e étnico-racial em competições para o desenvolvimento de competências, habilidades e experiências que lhes permitam ser mais produtivos e a escolher suas futuras profissões voltadas à área das tecnologias.

O público do evento será de estudantes da Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio), com idade a partir de 9 anos, e da Educação Superior, especialmente os que estão em cursos de exatas, como as engenharias de escolas públicas e privadas das diversas regiões do Brasil e do mundo, com previsão de 1500 participantes.

Clique aqui e acesse o edital na íntegra.