O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) lançou, nesta segunda-feira (10), o Núcleo de Diversidade Étnico-Racial – projeto com foco na valorização da diversidade e no enfrentamento ao racismo. O lançamento aconteceu durante um evento no IEMA São Luís, no centro da capital maranhense.
A criação do Núcleo foi oficializada com a assinatura de uma portaria durante a cerimônia. Estiveram presentes o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o secretário-adjunto de Educação Profissional, Delmar Matias, além da Diretoria-Geral do instituto, professores e alunos. A programação também contou com uma Mesa Temática sobre Educação Afrocentrada e um debate sobre o assunto.
Na ocasião, a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, que tem como uma de suas principais bandeiras a promoção da igualdade racial, falou sobre a importância de medidas de combate ao racismo no instituto. “Hoje estar à frente do IEMA não é só uma questão de representatividade”, contou. “É poder usar esse espaço, todos os dias, para poder mudar a realidade em que a gente vive”.
SOBRE O NÚCLEO
O Núcleo de diversidade étnico-racial faz parte das políticas de enfrentamento e combate ao racismo lançadas pelo Governo do Maranhão, uma das reivindicações do governador Carlos Brandão para a implementação das políticas de promoção de igualdade racial nas escolas.
O projeto conta com a parceria do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem o objetivo de implementar uma educação afrocentrada, com foco na história africana e afrobrasileira, além de promover representatividade em todos os setores do IEMA.
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI