A premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento aconteceram nas modalidades, pôsteres e mostras científicas de diferentes áreas de conhecimento.
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) esteve presente durante a 19ª edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, ocorrida entre os dias 18 e 21 de outubro, na Praça das Mercês, Centro Histórico de São Luís e foi a instituição mais premiada neste ano.
O maior evento de divulgação científica do país é organizado, anualmente, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e tem como objetivo promover a difusão e popularização da ciência.
Estudantes dos IEMAs da capital (Bacelar Portela, Gonçalves Dias, Itaqui-Bacanga, São Luís/Centro e Tamancão) conduziram 102 apresentações como oficinas, ações de saúde, protótipos de projetos, lançamento de livros, atividades culturais, entre outras ações expostas no estande da Instituição, na “Cidade da Ciência”.
Para o diretor-geral, Alex Oliveira, o evento científico acontece mais uma vez com grande sucesso no Maranhão. “O IEMA participa de forma efetiva, mostrando que é possível ter pesquisa, inovação de qualidade com os alunos participando como protagonistas, formando, assim, uma geração para a Ciência”, avaliou.
Participações
A estudante Anne Michele Azevedo (17 anos) esteve no evento e ficou surpresa com tantos projetos reunidos em um só lugar. “Foi muito importante observar esses projetos realizados por alunos e alunas da nossa instituição, um intercâmbio de conhecimentos fora da sala de aula e que podem nos ajudar, futuramente, nas escolhas profissionais”, revelou a aluna do curso de Gastronomia do IEMA São Luís/Centro.
Entre outros alunos e alunas expositores, Alejandro Costa (17 anos) destacou a alegria que sentiu em mostrar aos colegas o avanço da tecnologia no Maranhão por meio dos projetos de robótica desenvolvidos na sua escola. “Fico contente de poder compartilhar com jovens de outras localidades um pouco do que temos realizado por meio da Ciência e Inovação”, pontuou o estudante da 3ª série do curso de Eletromecânica do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga.
Este ano, o evento científico deu luz ao tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Uma proposta de integração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia às comemorações que buscam refletir sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.
Premiações
O IEMA foi a instituição de maior destaque no encerramento da SNCT/MA 2022. A premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento aconteceu em duas modalidades: 08 pôsteres e 09 mostras científicas de trabalhos em diferentes áreas de conhecimento foram contemplados com ênfase para os estudantes das unidades plenas de Tutóia, Axixá, Vargem Grande, além de São Luís/Centro, São Luís/Itaqui Bacanga, São Luís/Gonçalves Dias e São Luís/Bacelar Portela.
Confira os IEMAs Plenos premiados em suas respectivas categorias:
Pôsteres
• Ciências Exatas e da Terra: 1º e 3º lugar – IEMA Pleno de Axixá
• Ciências Biológicas: 1º e 3º lugar – IEMA Pleno de Vargem Grande
• Ciências da Saúde: 1º lugar – IEMA Pleno e 2º lugar – IEMA Pleno São Luís/Gonçalves Dias
• Ciências Humanas: 1º lugar – IEMA Pleno e 2º lugar – IEMA Pleno de Bacabeira
Mostras Científicas
• Ciências Exatas e da Terra: 1º lugar – IEMA Pleno São Luís/Itaqui Bacanga e 2º lugar – IEMA Pleno de Tutóia
• Ciências Biológicas: 2º lugar – IEMA Pleno São Luís/Centro e 3º lugar: IEMA Pleno de Tutóia
• Engenharias: 1º lugar – IEMA Pleno e 3º lugar – IEMA Pleno São Luís/Itaqui Bacanga
• Ciências Agrárias: 1º lugar – IEMA Pleno São Luís/Bacelar Portela
• Ciências Humanas: 3º lugar – IEMA Pleno São Luís/ Itaqui Bacanga
• Linguística, Letras e Artes: 1º lugar – IEMA Pleno
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI