1/08/2022 10:09 am

Governo do Maranhão realiza I Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação

1º/07/2022

O Governo do Estado do Maranhão abriu na manhã desta terça-feira, dia 28, de forma simultânea, nos polos Balsas, Caxias, Colinas, Imperatriz, Pinheiro e São Luís, a I Feira de Ciência, Sustentabilidade e Inovação, o maior evento de fomento à pesquisa no ambiente educacional do Maranhão, voltado para estudantes da rede pública estadual e federal.

A Feira é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

No Centro Comunitário João Paulo II, em Caxias, a abertura oficial do evento foi realizada pelo diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, que é o coordenador institucional do Governo no polo e que está acompanhando toda programação na cidade, além de gestores de instituições locais, coordenadores de projetos de pesquisas, estudantes, imprensa local e o público em geral.

Em seu pronunciamento, Alex Oliveira, ressaltou a importância do evento para a região e o Maranhão, além de destacar a parceria dos órgãos estaduais irmanamos para que o evento seja um marco na cidade e nas regionais que estão participando sociedade. “Estamos juntos construindo um novo Maranhão a partir do conhecimento, a partir da ciência com numerosos trabalhos mostrando o que há de melhor que está sendo feito no Estado. A nossa juventude precisa desses espaços para mostrar todo seu talento e eu tenho certeza que muitos serão revelados aqui, como disse o governador Carlos Brandão, trazendo inúmeros benefícios para a nossa ciência e inovação no Maranhão”, pontuou.

A programação nos polos seguiu durante todo o dia e contou com visita aos estandes, exposição de trabalhos de várias escolas públicas da rede estadual e federal, avaliação dos consultores e apresentações culturais, como o Robozão e a equipe da “Ciência em Show”. Ao final do evento, aconteceu a solenidade de premiação dos melhores trabalhos apresentados na I Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação do Maranhão.

Confira abaixo as unidades do IEMA Pleno que foram premiadas nas categorias: Experimentação Científica & Sustentabilidade e Inovação, Tecnologia e Robótica.

Polo Caxias:

2º lugar na categoria “Experimentação Científica e Sustentabilidade”: IEMA Pleno de Bacabal com o projeto “Extrativismo e Segurança Alimentar: Mesocarpo de babaçu na merenda escolar” e 2º lugar na categoria “Inovação, Tecnologia e Robótica” com o projeto “Robótica Educacional Inclusiva: a integração de alunos com deficiência na tecnologia”.

Polo Pinheiro:

1º lugar na categoria “Experimentação Científica e Sustentabilidade”: IEMA Pleno de Dom Hamleto de Angelis de Viana com o projeto “Aplicação das ODS na confecção de biojóias e do USI Sustentável das escamas e peixes”, IEMA Pleno Santa Inês em 2º lugar na categoria “Inovação, Tecnologia e Robótica” com o projeto “Robô Cultivador de lavoura/protótipo em escala reduzida” e o IEMA Pleno Nelson Serejo de Carvalho de Zé Doca em 3º lugar na categoria “Inovação, Tecnologia e Robótica” com o projeto “Robô – Eco: Produção de robôs sustentáveis a partir do bagaço da cana-de-açúcar”.

Polo São Luís:

1º lugar na categoria “Experimentação Científica e Sustentabilidade”: IEMA Pleno de Bacabeira com o projeto “Horta Escolar: Promoção da Educação Ambiental, Sócio Ocupacional e Desenvolvimento Sustentável na Produção de Hortaliças”. Na categoria “Inovação, Tecnologia e Robótica” foram premiados os IEMAs Pleno Gonçalves Dias em 1º lugar na categoria “Inovação, Tecnologia e Robótica” com projeto “Desenvolvimento de um chatbot para atendimento e acolhimento dos estudantes do Ensino Médio pós-pandemia” e o IEMA Pleno São Luís/Centro em 2º lugar, com o projeto “Fall Alert: detector de quedas de energia de basto custo”.

Nos demais polos não houve premiados nos três primeiros lugares das duas categorias.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support