24/07/2025 2:23 pm

Estudantes do IEMA intensificam treinamento para representar o Brasil na Coreia do Sul na maior competição de robótica do mundo

Foto: Adê Holanda

Os oito estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) estão em intensa preparação no IEMA Rio Anil para representar o Brasil na Roboworld Cup FIRA 2025, a maior competição de robótica, que será realizada entre os dias 11 a 15 de agosto, na Coreia do Sul.

A equipe, formada por jovens talentos da rede pública estadual, vem dedicando horas de treinamento e aprimoramento técnico para enfrentar os desafios que envolvem programação, engenharia, criatividade e trabalho em equipe. A preparação acontece sob a supervisão de professores e técnicos do IEMA, com apoio da Direção Geral e do Governo do Maranhão, liderado pelo governador Carlos Brandão, que tem investido fortemente em ciência, tecnologia e inovação como pilares para transformar a educação e o futuro da juventude maranhense.

“Cada conquista dos nossos estudantes reforça que o IEMA é um espaço de oportunidades reais. Estamos provando que, quando há investimento e confiança, os jovens da rede pública podem estar entre os melhores do mundo. É uma imensa alegria ver nossos alunos levando o nome do Maranhão e do Brasil para uma competição de tamanho prestígio internacional”, afirmou Cricielle Muniz, Diretora-Geral do IEMA.

Foto: Adê Holanda

Para os estudantes, a expectativa é grande. “Nunca imaginei que a robótica me levaria tão longe. Quero dar o meu melhor e mostrar que a educação pública do Maranhão tem muito talento e potencial para ser destaque no mundo”, afirmou Jullyana de Oliveira, uma das alunas selecionadas do IEMA São Luís Centro.

Calebe Egídio, outro integrante da equipe do IEMA Bacabal, reforçou a importância dessa conquista: “A robótica mudou a minha vida. Sonho em ser engenheiro e quero inspirar outras pessoas com o que estamos vivendo. É incrível pensar que vamos levar o nome do Brasil para um torneio mundial.”

O protagonismo do IEMA na robótica

O IEMA se consolidou como referência nacional em robótica educacional, aliando ensino técnico, pesquisa e inovação. Em 2024, o Maranhão foi palco da RoboWorld Cup FIRA, a maior competição de robótica já realizada no Brasil, e as equipes do IEMA conquistaram diversos prêmios, destacando a qualidade da educação pública estadual e o protagonismo dos estudantes maranhenses no cenário internacional.

Foto: Adê Holanda

Foto: Adê Holanda

A participação do IEMA na Roboworld Cup FIRA 2025 reforça o compromisso do Governo do Maranhão com uma educação de excelência, que prepara os jovens para enfrentar os desafios do futuro, transformando conhecimento em oportunidades e conquistas que ultrapassam fronteiras.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support