Foto: Isabella Goulart
Nesta quinta-feira (10), os Institutos Plenos (IPs) do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizaram a culminância do Projeto de Integralização Curricular da Área de Linguagens, com o tema “Celebrando o Mês do Livro: Educação para a Sustentabilidade e o Conhecimento”. A iniciativa, realizada em todas as unidades da rede, transformou os espaços escolares em verdadeiros palcos de arte, reflexão e engajamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O projeto teve como ponto central a valorização da leitura e da produção literária como ferramentas de transformação social e construção do pensamento crítico. Os estudantes protagonizaram apresentações artísticas — peças teatrais, músicas, danças, saraus e exposições —, todas inspiradas em livros emblemáticos da literatura brasileira e mundial que dialogam com as temáticas dos ODS.
Clássicos como “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “O Quinze”, de Rachel de Queiroz; e o premiado “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior, foram utilizados como base para discussões sobre pobreza, desigualdade, justiça social, mudanças climáticas e identidade cultural.
No IEMA Cidade de São Luís, o estudante Alef, do 3º ano, emocionou o público ao interpretar uma toada de boi, conectando a literatura com a força das tradições populares maranhenses. “Cantar o boi foi uma forma de mostrar que cultura também educa. A gente aprende com o que vive e com o que lê”, disse Alef.
Foto: Eduardo Moura
Já no IEMA Sousândrade, o estudante João Lucas, destacou como a experiência foi transformadora:
“Nunca pensei que pudesse representar um personagem de Torto Arado no teatro. Foi desafiador, mas me fez entender melhor a luta do povo negro e a força das palavras. A leitura ganhou outro sentido para mim.”
Para o gestor pedagógico da Rede IEMA, Abenaias Almeida, o projeto evidencia a potência da linguagem como fio condutor da educação integral:
“A leitura abre portas, conecta saberes e transforma consciências. Com esse projeto, conseguimos alinhar o currículo à realidade dos nossos estudantes, promovendo uma educação com sentido, com identidade e com compromisso social.”
Foto: Isabella Goulart
Foto: Isabella Goulart
No Instituto Pleno Rio Anil, a gestora Ana Célia celebrou o envolvimento dos alunos e destacou a relevância do projeto para a formação cidadã.
“Ver nossos estudantes subirem ao palco, interpretando obras literárias com tanta sensibilidade e conhecimento, nos mostra que a escola pode, sim, ser um lugar de transformação profunda. A leitura foi o ponto de partida, mas o resultado foi muito maior: foi sobre pertencimento, empatia e construção de mundo.”
Foto: Eduardo Moura
Foto: Eduardo Moura
O Projeto de Integralização Curricular do IEMA integra o currículo institucional com a BNCC, a Parte Diversificada e a Base Técnica, promovendo uma abordagem interdisciplinar entre a Área de Linguagens, a Robótica Educacional e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ao conectar literatura, arte e os 17 ODS da ONU, a rede reafirma seu compromisso com uma educação pública de excelência, inclusiva e transformadora.
Mais do que celebrar o mês do livro, o IEMA celebrou vidas, vozes e visões de futuro.
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