O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) celebrou, no dia 13 de dezembro de 2024, um marco significativo para a educação e a cultura com a inauguração da primeira Galeria de Arte da instituição. O espaço, localizado na unidade plena do IP-Tamancão, surge como um ambiente de valorização e exposição das produções artísticas dos estudantes, reafirmando o compromisso do IEMA com uma educação integral, que une ciência, tecnologia e cultura.
A cerimônia contou com a presença da Diretora Geral do IEMA, Cricielle Muniz; do gestor geral do IP-Tamancão, Luís Paulo Dias; da coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do IEMA (NACI), Célida Braga; da professora de arte e idealizadora da galeria, Aylan Carvalho; da coordenadora do Núcleo Interno de Educação Antirracista e em Direitos Humanos (NEADH), Sarah Valois; além da estudante Olga Porto, que representou os alunos do instituto.
A comunidade escolar prestigiou o evento, que teve a apresentação de abertura do cordel intitulado “Mulher Negra-Força e Resistência”, de autoria do cordelista maranhense Rômulo Reis, como também a performance do “Robô Boi”, um robô em formato de Boi, que dança ao ritmo das toadas do bumba meu boi, personagem presente na cultura maranhense, criado pelos/as alunos/as, sendo orientados/as pelo professor e coordenador interno de Robótica, Felipe Frazão.
A arte como ferramenta de transformação
A galeria tem como objetivo ser um espaço permanente de exposição das produções dos estudantes, incentivando a criatividade e o olhar crítico dos jovens sobre o mundo ao seu redor. A primeira exposição reúne trabalhos apresentados durante a 1ª Feira Científica, Literária e Étnico-Racial do IEMA (FECULEMA), na 2ª Mostra de Arte do IEMA e na culminância das Eletivas, destacando a diversidade das expressões artísticas e a conexão entre cultura, identidade e representatividade.
Entre as obras expostas, produzidas pelos/as estudantes, estão garrafas de vidro pintadas a partir da estética africana, esculturas em argila com grafismos indígenas e fotografias dos desenhos feitos em pintura mural, com a técnica do Grafite, Arte Urbana, retratada no projeto-Arte por toda parte, refletindo sobre a importância da educação antirracista no ambiente escolar, a riqueza cultural local e a pluralidade artística presente no cotidiano dos alunos.
Para a Diretora Geral do IEMA, Cricielle Muniz, a inauguração da galeria simboliza mais do que um espaço físico: representa o fortalecimento da arte como parte essencial do processo educativo.
“O IEMA acredita que a arte é um caminho poderoso para a transformação social. A criação da galeria no IP-Tamancão é um passo fundamental para incentivar nossos alunos a expressarem suas histórias, suas identidades e suas perspectivas de mundo. Queremos que cada jovem que passe por aqui enxergue na arte uma ferramenta de construção de futuro”, afirmou Cricielle.
A coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do IEMA, Célida Braga, ressaltou o impacto da iniciativa para a formação dos estudantes:
“A arte tem um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens, pois amplia a percepção crítica, estimula a criatividade e fortalece a identidade cultural. Esse espaço será uma vitrine para os talentos dos nossos alunos, valorizando a produção artística dentro da escola e mostrando a importância da cultura na educação.”
Já a professora de arte e idealizadora da galeria, Aylan Carvalho, destacou a importância de criar um ambiente onde os alunos possam expor suas produções e reconhecer-se como artistas:
“A Galeria de Arte Tamancão nasce do desejo de dar visibilidade às produções dos nossos estudantes, que são repletas de talento e significado. Mais do que um espaço de exposição, queremos que essa galeria seja um local de aprendizado, experimentação e inspiração para todos.”
Cultura e identidade no centro da educação
A iniciativa reforça a missão do IEMA de oferecer uma formação completa aos seus alunos, aliando ensino técnico e científico a práticas culturais e artísticas. A criação da galeria não apenas fortalece a identidade cultural dos estudantes, mas também abre caminhos para que a arte se torne um veículo de transformação e empoderamento dentro do ambiente escolar.
Com a Galeria de Arte Tamancão, o IEMA dá mais um passo na construção de uma educação inovadora e inclusiva, onde a arte ocupa um papel central na formação dos cidadãos do futuro.
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