O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) participou do Encontro Nacional de Educação STEAM, realizado de 23 a 27 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Representando o IEMA, os professores Neylor Silva e Ana Paula Morais, da Coordenação de Laboratórios, participaram do evento, que reuniu mais de 200 educadores (gestores e professores), representantes de todas as redes estaduais de educação, institutos estaduais e federais de educação tecnológica com o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores com potencial e liderança para articular e viabilizar ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM) nas redes públicas de educação básica do país.
Para o professor Neylor, o encontro foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem STEAM, de ter o contato com metodologias de ensino inovadoras, com ferramentas digitais e com propostas de atividades implementáveis no contexto de sala de aula e de projetos. “Tivemos a oportunidade de conhecer projetos e ações STEAM desenvolvidos por outros estados e que tem contribuído para elevar o IDEB dessas localidades. Esse intercâmbio ampliou o nosso campo de visão para experiências e práticas STEAM inovadoras que podem ser adaptadas e replicadas no estado”, afirmou.
A professora Ana Paula complementou ressaltando a importância do Plano de Ação STEAM elaborado para o Estado do Maranhão como uma das atividades do Encontro. “Um dos momentos mais importantes do Encontro foi a integração entre os representantes do Maranhão para elaboração do planejamento estratégico de ações STEAM a serem implementadas no estado. Esse plano contém ações escolares que integram as áreas de STEAM, possibilitando aos alunos uma educação de qualidade, focada na investigação científica, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na resolução de desafios globais”, afirmou.
Além da elaboração dos Planos de Ação a serem implementados pelos estados, houve ainda, palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e dos Estados Unidos, painéis, sessões de intercâmbio entre representantes dos estados, discussões em grupo e oficinas. Por fim, os Planos de Ação dos estados foram apresentados a uma comissão do evento e demais participantes.
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI