O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) anunciou a prorrogação das inscrições para a 1ª Feira Cultural e Étnico-Racial Maranhense (FECULEMA) até o dia 21 de setembro. O evento, que visa estimular a troca de projetos técnicos, científicos e culturais entre as instituições educacionais do estado, terá como foco as ricas narrativas culturais locais, com destaque para as tradições das culturas afro-brasileira, africana e indígena.
Com o tema “DIFUSÃO CIENTÍFICA PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESAFIOS PARA UMA ESCOLA ANTIRRACISTA”, a FECULEMA busca promover a valorização da diversidade étnico-racial e combater ativamente a discriminação em suas variadas formas, como o racismo e o sexismo. A iniciativa faz parte de um esforço maior para contribuir com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, em conformidade com as diretrizes nacionais de educação étnico-racial.
A feira é direcionada a alunos regularmente matriculados em instituições públicas e privadas da rede de Educação Básica no Estado do Maranhão, especialmente nos níveis de Ensino Médio e Técnico. Além de destacar a importância do conhecimento científico e da interdisciplinaridade, o evento propõe uma reflexão sobre questões regionais, nacionais e globais, com ênfase nas temáticas étnico-raciais e de gênero.
“A 1ª Feira Cultural e Étnico-Racial Maranhense (FECULEMA) é uma oportunidade valiosa para que estudantes e educadores do Maranhão participem desse importante evento, que visa destacar e celebrar a riqueza das culturas afro-brasileira, africana e indígena. Com o tema ‘Difusão Científica Para Relações Étnico-Raciais: Desafios Para Uma Escola Antirracista’, a feira não apenas promove a reflexão sobre questões étnico-raciais e de gênero, mas também reforça nosso compromisso com uma educação inclusiva e transformadora. Quero ressaltar que as equipes cujos projetos forem selecionados para apresentação, seja na modalidade virtual ou presencial, serão agraciadas com bolsas na modalidade ICJr para os estudantes. Esta é uma forma de valorizar e apoiar o esforço e a dedicação dos nossos jovens talentos, incentivando a continuidade de suas trajetórias acadêmicas e científicas”, disse a Diretora Geral do IEMA, Cricielle Muniz.
Os interessados em participar da FECULEMA podem realizar sua inscrição por meio do site oficial do evento. Para isso, é obrigatório preencher todos os campos do formulário de inscrição e anexar a documentação necessária. Entre os documentos exigidos estão: o Resumo do Projeto, o Termo de Autorização de Uso de Imagem e Publicação de Projetos do Estudante, o Termo de Autorização de Uso de Imagem e Publicação de Projetos do Professor e o Termo de Responsabilidade.
Após a inscrição, os projetos passarão por uma seleção criteriosa, que levará em conta a relevância e a qualidade das propostas apresentadas. Os escolhidos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante a feira, contribuindo para o debate e a reflexão sobre questões étnico-raciais e de gênero no contexto educacional. A FECULEMA promete ser um marco na promoção de uma educação inclusiva e na valorização das diversas culturas presentes no Maranhão.
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI