19/08/2024 4:48 pm

Estudantes do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga são premiadas por criação de jogo educativo sobre reciclagem no e-Sports STEAM Girls

Alunas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Itaqui-Bacanga destacaram-se, no cenário nacional, ao serem premiadas na categoria “Narrativa Aplicada ao Contexto” durante o programa e-Sports STEAM Girls. Kauane Sampaio, Jenniffer Geovanna, Elisabeth Lopes e Letícia Oliveira desenvolveram o jogo digital educativo intitulado “Monstrinhos Recicladores”, que tem como objetivo conscientizar e ensinar aos jogadores os princípios básicos da reciclagem.

O game, que visa promover práticas sustentáveis entre os jovens, foi projetado para ser uma ferramenta lúdica e interativa de educação ambiental. No jogo, os participantes controlam monstrinhos coloridos que precisam coletar corretamente os diferentes tipos de lixo reciclável, correspondendo-os à cor da lixeira correta. A cada coleta bem-sucedida, pontos são acumulados, enquanto erros resultam na perda de vidas. O sistema de pontuação e rankings incentiva uma competição saudável, motivando os jogadores a aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre reciclagem.

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, as estudantes serão agraciadas com prêmios que incluem um tablet de última geração, certificado de programação de jogos 2D e um curso de programação de jogos 3D. Além disso, uma das alunas terá a oportunidade de participar, em agosto, de um dos maiores eventos tecnológicos do Brasil, em Diadema-SP, onde poderá apresentar e divulgar o jogo.

O projeto foi orientado pelos professores Raimundo Alves, da área de Informática, e Bethânia Lima, da área de Língua Portuguesa, que acompanharam as alunas durante toda a jornada de desenvolvimento do game.

“A participação das nossas alunas, em competições como o e-Sports STEAM Girls, vai muito além do reconhecimento técnico e acadêmico. Ela representa um avanço significativo na construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado nos campos da tecnologia e dos esportes eletrônicos. Equipes femininas, como as que formamos no IEMA, demonstram que as mulheres têm um lugar de destaque nessas áreas, quebrando estereótipos e abrindo portas para que outras meninas possam se inspirar e seguir o mesmo caminho. O empoderamento feminino, especialmente em setores tradicionalmente dominados por homens, é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Quando incentivamos nossas alunas a se envolverem em projetos como o desenvolvimento de jogos e outras iniciativas tecnológicas, estamos, na verdade, capacitando-as para que se tornem protagonistas de suas próprias histórias. Esse empoderamento é um passo crucial para que mais mulheres ocupem espaços de liderança e inovação, contribuindo para um futuro onde a equidade de gênero seja uma realidade concreta. Estou imensamente orgulhosa das nossas alunas por todo o trabalho e dedicação, e acredito que o que elas conquistaram é apenas o começo de um movimento muito maior. Continuaremos a investir e a apoiar iniciativas que promovam a participação feminina, porque sabemos que, quando as mulheres têm oportunidades, elas transformam o mundo”, disse a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz.

 

Reconhecimento e expansão nacional

 

Além da equipe do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, o programa e-Sports STEAM Girls também premiou outras instituições de ensino. A equipe do IEMA Pleno Tamancão foi reconhecida na categoria “Criatividade e Imersão”, enquanto o Centro de Ensino Médio 1 do Guará, do Distrito Federal, foi premiado na categoria “Técnica e Jogabilidade”.

O e-Sports STEAM Girls é um programa inovador que visa fomentar a participação feminina no universo dos esportes eletrônicos, oferecendo oportunidades de aprendizado e competição para meninas de 14 a 17 anos de escolas públicas. O projeto, que tem apoio do Ministério do Esporte – por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – e patrocínio da Fundação ArcelorMittal, busca capacitar jovens mulheres interessadas em se profissionalizar na área de games.

 

 

O impacto do jogo “Monstrinhos Recicladores”

 

Durante a competição, realizada de março a junho, as alunas do IEMA Pleno Itaqui- Bacanga receberam treinamento em programação 2D, participaram de discussões temáticas abrangendo saúde, bem-estar, sustentabilidade e esportes, e identificaram um problema recorrente: a falta de conhecimento e conscientização sobre a reciclagem.

Com isso, nasceu o “Monstrinhos Recicladores”, um jogo que não apenas ensina sobre reciclagem, mas também busca promover um impacto positivo e duradouro na sociedade e no meio ambiente. “Esperamos contribuir, significativamente, para a educação e conscientização ambiental, ajudando a formar uma geração mais consciente e responsável em relação à reciclagem e outras práticas sustentáveis”, disse Kauane Sampaio, uma das alunas premiadas.

O reconhecimento do trabalho das alunas do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga não só valoriza a criatividade e o esforço dedicado ao desenvolvimento do jogo, como também destaca a importância de iniciativas que unem educação, tecnologia e sustentabilidade.

 

 

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support