Alunas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Itaqui-Bacanga destacaram-se, no cenário nacional, ao serem premiadas na categoria “Narrativa Aplicada ao Contexto” durante o programa e-Sports STEAM Girls. Kauane Sampaio, Jenniffer Geovanna, Elisabeth Lopes e Letícia Oliveira desenvolveram o jogo digital educativo intitulado “Monstrinhos Recicladores”, que tem como objetivo conscientizar e ensinar aos jogadores os princípios básicos da reciclagem.
O game, que visa promover práticas sustentáveis entre os jovens, foi projetado para ser uma ferramenta lúdica e interativa de educação ambiental. No jogo, os participantes controlam monstrinhos coloridos que precisam coletar corretamente os diferentes tipos de lixo reciclável, correspondendo-os à cor da lixeira correta. A cada coleta bem-sucedida, pontos são acumulados, enquanto erros resultam na perda de vidas. O sistema de pontuação e rankings incentiva uma competição saudável, motivando os jogadores a aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre reciclagem.
Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, as estudantes serão agraciadas com prêmios que incluem um tablet de última geração, certificado de programação de jogos 2D e um curso de programação de jogos 3D. Além disso, uma das alunas terá a oportunidade de participar, em agosto, de um dos maiores eventos tecnológicos do Brasil, em Diadema-SP, onde poderá apresentar e divulgar o jogo.
O projeto foi orientado pelos professores Raimundo Alves, da área de Informática, e Bethânia Lima, da área de Língua Portuguesa, que acompanharam as alunas durante toda a jornada de desenvolvimento do game.
“A participação das nossas alunas, em competições como o e-Sports STEAM Girls, vai muito além do reconhecimento técnico e acadêmico. Ela representa um avanço significativo na construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado nos campos da tecnologia e dos esportes eletrônicos. Equipes femininas, como as que formamos no IEMA, demonstram que as mulheres têm um lugar de destaque nessas áreas, quebrando estereótipos e abrindo portas para que outras meninas possam se inspirar e seguir o mesmo caminho. O empoderamento feminino, especialmente em setores tradicionalmente dominados por homens, é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Quando incentivamos nossas alunas a se envolverem em projetos como o desenvolvimento de jogos e outras iniciativas tecnológicas, estamos, na verdade, capacitando-as para que se tornem protagonistas de suas próprias histórias. Esse empoderamento é um passo crucial para que mais mulheres ocupem espaços de liderança e inovação, contribuindo para um futuro onde a equidade de gênero seja uma realidade concreta. Estou imensamente orgulhosa das nossas alunas por todo o trabalho e dedicação, e acredito que o que elas conquistaram é apenas o começo de um movimento muito maior. Continuaremos a investir e a apoiar iniciativas que promovam a participação feminina, porque sabemos que, quando as mulheres têm oportunidades, elas transformam o mundo”, disse a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz.
Reconhecimento e expansão nacional
Além da equipe do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, o programa e-Sports STEAM Girls também premiou outras instituições de ensino. A equipe do IEMA Pleno Tamancão foi reconhecida na categoria “Criatividade e Imersão”, enquanto o Centro de Ensino Médio 1 do Guará, do Distrito Federal, foi premiado na categoria “Técnica e Jogabilidade”.
O e-Sports STEAM Girls é um programa inovador que visa fomentar a participação feminina no universo dos esportes eletrônicos, oferecendo oportunidades de aprendizado e competição para meninas de 14 a 17 anos de escolas públicas. O projeto, que tem apoio do Ministério do Esporte – por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – e patrocínio da Fundação ArcelorMittal, busca capacitar jovens mulheres interessadas em se profissionalizar na área de games.
O impacto do jogo “Monstrinhos Recicladores”
Durante a competição, realizada de março a junho, as alunas do IEMA Pleno Itaqui- Bacanga receberam treinamento em programação 2D, participaram de discussões temáticas abrangendo saúde, bem-estar, sustentabilidade e esportes, e identificaram um problema recorrente: a falta de conhecimento e conscientização sobre a reciclagem.
Com isso, nasceu o “Monstrinhos Recicladores”, um jogo que não apenas ensina sobre reciclagem, mas também busca promover um impacto positivo e duradouro na sociedade e no meio ambiente. “Esperamos contribuir, significativamente, para a educação e conscientização ambiental, ajudando a formar uma geração mais consciente e responsável em relação à reciclagem e outras práticas sustentáveis”, disse Kauane Sampaio, uma das alunas premiadas.
O reconhecimento do trabalho das alunas do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga não só valoriza a criatividade e o esforço dedicado ao desenvolvimento do jogo, como também destaca a importância de iniciativas que unem educação, tecnologia e sustentabilidade.
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI