13/08/2024 2:52 pm

Alunos do IEMA são beneficiados com chips, computadores e notebooks através do Ministério das Comunicações em conjunto com o Governo do Maranhão

 

Nesta segunda-feira (12), São Luís, capital do Maranhão, foi palco de uma importante solenidade promovida pelo Ministério das Comunicações que visa beneficiar os alunos da rede estadual. O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão, e marcou uma série de ações voltadas para a inclusão digital e a conectividade no estado, com destaque para a entrega de 6.207 chips de celular a 28 escolas estaduais em São Luís e na região metropolitana, como parte das ações do programa Internet Brasil, além da doação de 2.080 computadores e 600 notebooks, e o anúncio de novos investimentos em conectividade para o Maranhão e o Pará.

Este programa foi implementado no Maranhão em março de 2024, com o objetivo de promover a inclusão digital de alunos das redes públicas de ensino, proporcionando acesso à internet de qualidade, fundamental para a educação no mundo contemporâneo.

Até o final de 2024, o Ministério das Comunicações planeja entregar mais de 51.000 chips para alunos de 118 escolas estaduais distribuídas em 75 municípios maranhenses. A nível nacional, o programa pretende distribuir um total de 155.000 chips, beneficiando estudantes de redes públicas em diversos estados do Brasil. Esta ação visa, além de melhorar o acesso à educação digital, contribuir para a inclusão digital das famílias desses alunos, que também poderão usufruir da conectividade proporcionada pelos chips.

 

Entrega de Chips para o IEMA: Incentivo à Educação Integral

Além das 28 escolas beneficiadas, o evento terá um enfoque especial nas unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Nesta segunda-feira, 11 unidades do IEMA, incluindo as situadas em Axixá, Bacabeira, São José de Ribamar e diversas regiões de São Luís, receberão um total de 2.150 chips de celular. Essas unidades, que oferecem educação em tempo integral, serão contempladas com essa importante ferramenta que visa fortalecer o aprendizado e ampliar as oportunidades de estudo e pesquisa para seus alunos.

Durante o evento, também foi realizado a doação de 2.080 computadores e 600 notebooks às escolas estaduais do Maranhão. Estes equipamentos fazem parte do programa Computadores para Inclusão, uma ação do governo federal pautada pela Lei nº 14.479, de 21 de dezembro de 2022. A lei institui, entre outras medidas, a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, garantindo que aparelhos usados sejam recondicionados e destinados a projetos educacionais e sociais.

Os computadores de mesa serão alocados em Escolas Estaduais de Tempo Integral, enquanto os notebooks serão destinados às escolas de tempo parcial, reforçando a infraestrutura tecnológica das instituições de ensino e proporcionando melhores condições para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. A distribuição dos equipamentos representa um grande avanço no processo de modernização das escolas públicas maranhenses, alinhando-se às políticas de inclusão digital promovidas pelo governo federal.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support