23/07/2024 2:28 pm

RoboWorld Cup FIRA abre o credenciamento em São Luís

A capital do estado do Maranhão, São Luís, se prepara para sediar a RoboCup World FIRA, uma das maiores competições mundiais de robótica. O evento organizado pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), promete atrair diversos competidores e entusiastas da robótica de todo o mundo.

A RoboWorld Cup FIRA 2024, principal competição de robótica do mundo, tem o objetivo de promover a competição internacional e incentivar jovens, adolescentes e a indústria a investirem mais na robótica e inteligência artificial. O evento, que ocorrerá no Multicenter Sebrae de 5 a 9 de agosto, contará com diversas atividades de competição e pesquisa. Jogos e competições de robótica desafiadoras e motivadoras serão utilizados para destacar o melhor de cada participante.

O credenciamento para o evento já está disponível e pode ser realizado através do site oficial da FIRA. Participantes, equipes, jornalistas e interessados devem se inscrever para garantir sua participação e acesso ao evento. O processo de credenciamento é simples e pode ser concluído rapidamente online, proporcionando uma experiência facilitada para todos os envolvidos.

O IEMA, como um dos principais organizadores, destaca a importância deste evento para a região. “É uma oportunidade única para mostrar o potencial do Maranhão na área de tecnologia e inovação. Estamos muito orgulhosos de receber a RoboCup World FIRA e ansiosos para ver as incríveis criações que serão apresentadas”, afirmou Cricielle Muniz, Diretora-Geral do IEMA.

Para mais informações e para realizar o credenciamento, acesse o site oficial da FIRA. Não perca a chance de participar de um dos maiores eventos de robótica do mundo, que pela primeira vez será realizado em São Luís, Maranhão.

Robótica no IEMA

A robótica educacional no IEMA começou em 2016, após o sucesso de um experimento na unidade de Pindaré-Mirim em aulas de física e matemática. A partir daí, o Instituto criou a Coordenação de Robótica Educacional na Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, e atualmente todas as unidades do estado oferecem a disciplina.

A competição de robótica no IEMA contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para os estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e colaborativa. Os alunos são expostos a desafios reais, estimulados a buscar soluções inovadoras, trabalhar em equipe e aprimorar suas habilidades técnicas e socioemocionais.

Este projeto é justificado pela necessidade de preencher lacunas na literatura científica, oferecendo uma compreensão mais aprofundada da relação entre a robótica educacional e a participação estudantil. Isso inclui a inclusão, a diversidade de gênero e étnico-racial em competições, visando o desenvolvimento de competências, habilidades e experiências que permitam aos estudantes serem mais produtivos e escolherem profissões voltadas para a área de tecnologias.