3/05/2024 3:18 pm

IEMA marca presença na Conferência Regional Nordeste de CT&I, rumo à inovação e desenvolvimento

 

O professor Gaudino Gusmão, coordenador de Projetos Institucionais do IEMA, juntamente com o coordenador de Pesquisa e Inovação, Alexandre Costa, e  Jhonatan Camilo, gestor-geral do IEMA Centro, foram os representantes destacados do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação CT&I. 

O evento, sediado na Faculdade Pernambucana de Saúde, na vibrante cidade do Recife, em Pernambuco, reuniu um público diversificado, incluindo membros da sociedade civil, empresários e agentes públicos. Durante os dias 2 e 3 de maio, das 8h às 17h, os participantes se empenharam em discutir e priorizar as políticas públicas que moldarão o cenário da região Nordeste nos próximos 10 anos.

“Participar da Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação é um espaço de diálogo entre os nove estados da federação em que pessoas que fazem ciência, tecnologia e inovação, por meio de painéis de discussão, buscam organizar propostas para 10 anos no sentido de promover o desenvolvimento científico por meio da troca de conhecimentos e experiências vividas. A participação do IEMA nesse espaço de discussão se torna importante e relevante na aquisição de novos conhecimentos. A busca por novos contatos e parceiros colaborativos em projetos de pesquisa faz com que os projetos de pesquisa da instituição se tornem cada vez mais importantes e significativos para o desenvolvimento também dos nossos estudantes. Atualização sobre as últimas tendências e avanços tecnológicos mostra as experiências exitosas da instituição e a busca por soluções de problemas enfrentados como mais investimento nas pesquisas da instituição. Esse espaço também contribui para a exposição de novas ideias e estímulos por inovar em pesquisas novas ou implementar as já existentes. Para o IEMA, esses espaços se tornam espaços de aprendizado e crescimento pessoal e institucional quando ocorre a transmissão do conhecimento adquirido para todos aqueles que fazem o Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão”, disse Gaudino Gusmão, coordenador de Projetos Institucionais do IEMA.

O professor Alexandre Costa enfatizou que a conferência é um ambiente significativo de conversa para discutir a importância da ciência, tecnologia e inovação no país e suas direções para o futuro. Além de ser uma oportunidade principalmente para avaliar os projetos, estratégias e os efeitos desse processo nos últimos sete anos. E ainda com base nessa avaliação, podem sugerir uma nova Estratégia Nacional de CT&I para a próxima década, essencial para dar continuidade ao diálogo entre o Governo e a população.

A Conferência, de acesso gratuito, foi um espaço de reflexão e diálogo sobre as necessidades e oportunidades de avanço em ciência, tecnologia e inovação na região. Representantes dos nove estados nordestinos – Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe – contribuíram com propostas e debates enriquecedores. 

“Como pesquisador e representante dos gestores escolares do IEMA, me sinto lisonjeado em poder contribuir nesta conferência como relator do GT 4 – Inovação no setor produtivo Nordestino. Nossa presença ressalta o compromisso do IEMA em formar uma nova geração de profissionais capacitados e engajados em impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico com responsabilidade ambiental e social. Destaco a participação dos representantes da Diretoria-Geral do IEMA, professor Gaudino Gusmão, coordenador de Projetos Institucionais do IEMA, e Alexandre Costa, coordenador de Pesquisa e Inovação do IEMA”, destacou Jonhatan Camilo, gestor-geral do IEMA Pleno São Luís Centro.

As ideias e diretrizes resultantes dessas discussões foram encaminhadas para a etapa nacional, na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília, Distrito Federal. Esse encontro nacional, por sua vez, consolidou as prioridades e estratégias que guiarão o desenvolvimento científico e tecnológico do país nos próximos anos.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support