3/05/2024 3:18 pm

IEMA marca presença na Conferência Regional Nordeste de CT&I, rumo à inovação e desenvolvimento

O professor Gaudino Gusmão, coordenador de Projetos Institucionais do IEMA, juntamente com o coordenador de Pesquisa e Inovação, Alexandre Costa, e  Jhonatan Camilo, gestor-geral do IEMA Centro, foram os representantes destacados do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação CT&I.

O evento, sediado na Faculdade Pernambucana de Saúde, na vibrante cidade do Recife, em Pernambuco, reuniu um público diversificado, incluindo membros da sociedade civil, empresários e agentes públicos. Durante os dias 2 e 3 de maio, das 8h às 17h, os participantes se empenharam em discutir e priorizar as políticas públicas que moldarão o cenário da região Nordeste nos próximos 10 anos.

“Participar da Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação é um espaço de diálogo entre os nove estados da federação em que pessoas que fazem ciência, tecnologia e inovação, por meio de painéis de discussão, buscam organizar propostas para 10 anos no sentido de promover o desenvolvimento científico por meio da troca de conhecimentos e experiências vividas. A participação do IEMA nesse espaço de discussão se torna importante e relevante na aquisição de novos conhecimentos. A busca por novos contatos e parceiros colaborativos em projetos de pesquisa faz com que os projetos de pesquisa da instituição se tornem cada vez mais importantes e significativos para o desenvolvimento também dos nossos estudantes. Atualização sobre as últimas tendências e avanços tecnológicos mostra as experiências exitosas da instituição e a busca por soluções de problemas enfrentados como mais investimento nas pesquisas da instituição. Esse espaço também contribui para a exposição de novas ideias e estímulos por inovar em pesquisas novas ou implementar as já existentes. Para o IEMA, esses espaços se tornam espaços de aprendizado e crescimento pessoal e institucional quando ocorre a transmissão do conhecimento adquirido para todos aqueles que fazem o Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão”, disse Gaudino Gusmão, coordenador de Projetos Institucionais do IEMA.

O professor Alexandre Costa enfatizou que a conferência é um ambiente significativo de conversa para discutir a importância da ciência, tecnologia e inovação no país e suas direções para o futuro. Além de ser uma oportunidade principalmente para avaliar os projetos, estratégias e os efeitos desse processo nos últimos sete anos. E ainda com base nessa avaliação, podem sugerir uma nova Estratégia Nacional de CT&I para a próxima década, essencial para dar continuidade ao diálogo entre o Governo e a população.

A Conferência, de acesso gratuito, foi um espaço de reflexão e diálogo sobre as necessidades e oportunidades de avanço em ciência, tecnologia e inovação na região. Representantes dos nove estados nordestinos – Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe – contribuíram com propostas e debates enriquecedores.

“Como pesquisador e representante dos gestores escolares do IEMA, me sinto lisonjeado em poder contribuir nesta conferência como relator do GT 4 – Inovação no setor produtivo Nordestino. Nossa presença ressalta o compromisso do IEMA em formar uma nova geração de profissionais capacitados e engajados em impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico com responsabilidade ambiental e social. Destaco a participação dos representantes da Diretoria-Geral do IEMA, professor Gaudino Gusmão, coordenador de Projetos Institucionais do IEMA, e Alexandre Costa, coordenador de Pesquisa e Inovação do IEMA”, destacou Jonhatan Camilo, gestor-geral do IEMA Pleno São Luís Centro.

As ideias e diretrizes resultantes dessas discussões foram encaminhadas para a etapa nacional, na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília, Distrito Federal. Esse encontro nacional, por sua vez, consolidou as prioridades e estratégias que guiarão o desenvolvimento científico e tecnológico do país nos próximos anos.