30/04/2024 6:47 pm

IEMA de Amarante do Maranhão promove Simpósio celebrando Saberes Indígenas e Diálogo Intercultural

 

O I Simpósio Temático “Arte, Educação e Cultura: Saberes Indígenas” ocorreu na segunda-feira (29), no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município de Amarante do Maranhão.

O evento contou com rodas de diálogos e palestras sobre: “Saberes Indígenas, Ensino e Assuntos Indígenas em Amarante do Maranhão: Possibilidades e Perspectivas”, apresentados pelos lideres do Instituto Tukán, Silvio Guajara cacique indígena do povo Guajajara e idealizador do centro de saberes indígenas Instituto Tukán e Fabiana Guajajara, pedagoga e Diretora do centro de saberes indígenas instituto Tukán. Na palestra as lideranças discutiram com os alunos a representatividade indígena, a importância das cotas para estudantes indígenas aberta pelo IEMA e a necessidade da preservação dos saberes indígenas. Além disso, foram respondidas questões e dúvidas dos estudantes sobre a vivência indígena e o preconceito que sofrem no cotidiano.

Além das apresentações culturais durante todo o dia, levando discussões pertinentes e representatividade aos estudantes indígenas, também aconteceram algumas oficinas, como a de “Pintura corporal indígena e seus significados”, desenvolvida pelos alunos, e “A língua falada: Povo Guajajara e Povo Gavião”, ministrada pela professora Andréia Guajajara e alunos indígenas.

Durante a tarde, foi realizada uma mesa redonda com o tema: “Arte, Educação e Saberes Indígenas em Amarante do Maranhão”, composta por Paulo Gavião, professor e diretor do Centro de Ensino Indígena “Cry’tohmre Cahohw”; Diana Gavião, professora do Centro de Ensino Indígena “Cry’tohmre Cahohw”; Beatriz Guajajara, professora da Educação Indígena e coordenadora pedagógica do Instituto Tukàn; e a mediadora Isabel Guajajara, militante das causas indígenas e estudante do IEMA no curso de Serviços Jurídicos. 

Com uma programação durante o mês de abril voltada para os povos originários, o evento teve como objetivo promover a valorização e o reconhecimento dos saberes indígenas, fomentando o diálogo intercultural entre comunidades locais e acadêmicas, para fortalecer práticas educativas e artísticas inclusivas em Amarante do Maranhão, estimulando, ainda, o protagonismo e a consciência crítica dos estudantes indígenas Gaviões e Guajajaras e não indígenas, bem como das lideranças indígenas presentes no evento e da comunidade em geral.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support