30/04/2024 6:17 pm

IEMA e Cenpec promovem eventos inovadores para alunos e professores

Na terça-feira (30), ocorreu no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na unidade do Centro de São Luís, o Programa Solve for Tomorrow Brasil, uma iniciativa global da Samsung que estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e a desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia. Durante o evento, diversas oficinas foram oferecidas para professores e alunos, conhecidas como oficinas de ativação, com o intuito de promover a pedagogia de projeto e incentivar projetos de iniciação científica.

Além disso, em parceria com o IEMA, o Cenpec promoveu o Encontro Sementes do Amanhã, um projeto-piloto e formativo no Brasil voltado exclusivamente para estudantes dos IEMAs Plenos da Grande Ilha. O objetivo do encontro é incentivar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a desenvolverem projetos de iniciação científica, utilizando a metodologia da pedagogia de projetos e a abordagem STEM para identificar objetos de estudo por meio de uma investigação sobre a realidade de suas comunidades.

“Estou imensamente orgulhosa do envolvimento e do desempenho dos nossos alunos no Programa Solve for Tomorrow Brasil e no Encontro Sementes do Amanhã. Ver o entusiasmo e o comprometimento deles em desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia para os desafios reais de suas comunidades é verdadeiramente inspirador. Este é um testemunho do potencial incrível que nossos estudantes têm quando lhes é oferecida a oportunidade certa. Estou ansiosa para ver como essas experiências irão moldar seus caminhos futuros e contribuir para um mundo melhor. Vamos continuar incentivando esse tipo de iniciativa que fortalece não apenas o crescimento acadêmico, mas também o pessoal de nossos jovens”, enfatizou a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz.

Os alunos que participaram em grupos para desenvolver projetos expressaram sua satisfação e destacaram a relevância do evento. Eles enfatizaram que o programa lhes proporcionou a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e habilidades na prática, enquanto trabalhavam para produzir as atividades propostas. Ao colaborar em equipe e enfrentar desafios reais, os estudantes sentiram-se motivados e engajados, reconhecendo o valor do evento para o seu crescimento pessoal e acadêmico.

No Brasil, o programa é coordenado pelo Cenpec e visa promover o interesse, as competências e as habilidades dos estudantes de escolas públicas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Desde 2014, ano de sua primeira edição, a iniciativa já mobilizou mais de 173 mil estudantes, 36 mil professores e 6.600 escolas públicas em busca de soluções inovadoras para transformações locais e globais.

Em 2024, o Cenpec retornou a São Luís para promover o Encontro Professores do Amanhã, uma atividade formativa voltada para professores das áreas das Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.