Nesta quarta-feira (17), ocorreu o segundo dia do Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O evento, organizado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), contou com a participação de gestores, professores, alunos e autoridades para estimular debates e reflexões sobre a importância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O primeiro painel apresentado no seminário, intitulado Maria Aragão, abordou o tema “Estratégias Estaduais de Promoção da Educação Profissional e Tecnológica”. A mesa foi composta pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda; o secretário-adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social, Delmar Moreira; e a diretora de Departamento do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão – CPS (São Paulo), Lucília Guerra. No painel, os palestrantes destacaram a importância de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento e a expansão desse tipo de ensino no Maranhão. Foram discutidas iniciativas para fortalecer a formação profissional, integrando-a às demandas do mercado de trabalho local e regional. Além disso, foram exploradas maneiras de ampliar o acesso dos jovens à educação técnica e tecnológica, visando à promoção da inclusão social e ao desenvolvimento econômico do estado. A mesa trouxe reflexões profundas sobre como alinhar as estratégias estaduais com as necessidades da sociedade maranhense, buscando sempre aprimorar a qualidade e a relevância da Educação Profissional e Tecnológica.
O painel Lilah Lisboa trouxe como tema “Educação Profissional e Tecnológica: Experiências e Perspectivas”, com a presença de Raquel Padilha, superintendente da Educação Profissional do Rio Grande do Sul; Ezequiel Westphal, superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica – SUPROT (Bahia); e Alberes de Siqueira Cavalcanti, professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do IFMA.
Os participantes do painel discutiram a importância de adaptar a educação técnica e profissional às necessidades específicas de cada região, considerando as demandas do mercado de trabalho local e as oportunidades de desenvolvimento econômico. A troca de experiências entre os especialistas também destacou a importância de parcerias entre instituições de ensino, empresas e governo para promover a inovação e o empreendedorismo no campo da EPT.
O seminário seguiu durante a tarde, trazendo mais reflexões sobre a inovação e educação. O primeiro painel apresentado foi o Manoel da Conceição, trazendo o tema: “Mundo do Trabalho, Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica”.
A mesa foi composta pelos expositores Pierry Teza, coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica; Marco Antônio Moura, secretário-adjunto de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão; Gabriel Mateucci, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Marcus Antonio Gomes Souza, instrutor de Ensino Superior e supervisor técnico da área de Construção Civil do SENAI-MA; e Hilquias Costa Maciel, egresso do IEMA.
Por meio do painel, foi destacada a importância de integrar o mundo do trabalho com a educação profissional e tecnológica, enfatizando a necessidade de preparar os alunos para os desafios do mercado, promovendo a inovação e o empreendedorismo como ferramentas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ainda foi ressaltada a importância de parcerias entre instituições educacionais, empresas e governo para garantir uma formação alinhada às demandas do mercado.
O painel Maria Firmina dos Reis foi a última mesa do evento, trazendo um debate sobre Diversidade, Inclusão e Equidade na Educação Profissional e Tecnológica. A mesa, com o intermédio da socióloga e coordenadora do Núcleo de Diversidade Étnico-Racial, Maitê Sousa, trouxe também os expositores Ana Carolina Freitas de Andrade Sabóia, coordenadora-geral de Educação de Políticas de Ações Afirmativas; Sirley Trugilho da Silva, coordenadora-adjunta do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (IFES); Gerson Pinheiro de Souza, secretário de estado da Igualdade Racial (SEIR); e Lilia Raquel Souza, secretária de estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).
No decorrer do painel Maria Firmina dos Reis, os participantes discutiram não somente a importância da diversidade, mas a inclusão e equidade na educação profissional e tecnológica. Maitê Sousa, junto com os expositores, enfatizou a necessidade de promover políticas afirmativas e ações que garantam o acesso igualitário à educação, independentemente de raça, gênero, orientação sexual ou condição socioeconômica. Eles ressaltaram, ainda, a importância de criar ambientes educacionais acolhedores e inclusivos, garantindo a representatividade para os jovens e – como ressaltado em todo o evento – que consigam sonhar e se reconhecer em espaços diversos; além disso, que haja promoção da diversidade e do respeito às diferenças, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI