22/04/2024 12:00 pm

Debate sobre Educação Profissional e Tecnológica promovido pelo IEMA destaca parcerias e sucessos educacionais em São Luís

 

O Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica ocorreu nesta terça-feira (16), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O evento promovido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) tem como objetivo principal fomentar discussões e reflexões sobre a relevância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no estado do Maranhão e no Brasil, onde contou com a presença de gestores, professores, alunos e autoridades para debater sobre o tema.

O painel em tributo ao cantor e compositor João do Vale trouxe como temática as Políticas Nacionais de Educação Profissional e Tecnológica, e foi aberto com uma bela homenagem ao artista. A mesa foi composta pela diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz; Felipe Camarão, governador em exercício e secretário de Educação; Lucélia Ferreira Lopes, reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Normand Wall, presidente da FAPEMA; Marcos Moura Silva, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Carlos César Teixeira Ferreira, reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Sandell Levy da Silva Costa, egresso do IEMA; e Hermeneilce Wasti Aires, secretária-adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A fala inicial foi proferida pelo ex-aluno do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, Sandell Levy da Silva, que destacou a importância da educação profissionalizante para a abertura de sua própria empresa de robótica e programação, a Wisdom Big Robot. “Foi um ensino médio de descobertas e extremamente marcante, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Totalmente diferente de outras instituições pelas quais passei, pois você vai para a prática. Além do projeto de vida alinhado ao curso técnico, que é enriquecedor para se entender qual segmento profissional seguir. E foi a partir das aulas práticas que surgiu a empresa voltada à robótica”, relatou Sandell.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, destacou ações da instituição em parceria com diversos órgãos do estado e iniciativa privada, em especial, com o IEMA, a exemplo do edital de trainee que está em execução. “A Fapema tem apoiado e investido na educação em todos os níveis. Com o IEMA, temos sido parceiros na qualificação de professores e no incentivo à participação dos estudantes em projetos de pesquisa, com destaque para a robótica e tecnologias ativas. Temos em andamento o edital Seleção do Programa de Trainee e Saneamento, resultado da parceria com o IEMA e Caema, que oferta 89 bolsas e conta com investimentos na ordem de R$ 3,3 milhões. Portanto, são diversas iniciativas com foco na educação, na capacitação e no impulso a um futuro mais promissor para os maranhenses”, pontuou. Outra importante parceria da Fapema com o IEMA está na realização do campeonato mundial de robótica, o FIRA, que será em agosto, em São Luís.

A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, destacou a importância de investimentos na educação profissional, visto seu poder de transformar a vida dos estudantes. E ainda enfatizou que diversos alunos foram aprovados em universidades federais, tanto no Maranhão como em outros estados, resultado de um ensino técnico, gratuito e de qualidade, além da oferta de mais de 600 convênios com empresas para estágios, assegurando que uma boa parte desses estudantes sejam contratados.

 

Felipe Camarão também ressaltou que a qualidade da educação é significativamente aprimorada com a implementação do ensino em tempo integral, destacando a importância de investimentos na educação básica e os benefícios dessa abordagem para o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes; além da relevância do ensino profissionalizante para o acesso ao mercado de trabalho.

Os alunos participantes do IEMA expressaram sua satisfação com o evento, enfatizando sua importância para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Maranhão. Para eles, a oportunidade de discutir políticas educacionais e compartilhar experiências práticas foi enriquecedora, evidenciando o compromisso conjunto de instituições e autoridades em promover um ensino de qualidade e preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

O Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica prossegue nesta quarta-feira (17) com mais diálogos e trocas de experiências educacionais valiosas. Com a participação ativa de gestores, professores e alunos, espera-se que o evento tenha um impacto significativo no avanço da Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão. Essa iniciativa visa fortalecer parcerias e inspirar novas ideias para impulsionar ainda mais a qualidade da educação no estado.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support