O Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica ocorreu nesta terça-feira (16), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O evento promovido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) tem como objetivo principal fomentar discussões e reflexões sobre a relevância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no estado do Maranhão e no Brasil, onde contou com a presença de gestores, professores, alunos e autoridades para debater sobre o tema.
O painel em tributo ao cantor e compositor João do Vale trouxe como temática as Políticas Nacionais de Educação Profissional e Tecnológica, e foi aberto com uma bela homenagem ao artista. A mesa foi composta pela diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz; Felipe Camarão, governador em exercício e secretário de Educação; Lucélia Ferreira Lopes, reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Normand Wall, presidente da FAPEMA; Marcos Moura Silva, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Carlos César Teixeira Ferreira, reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Sandell Levy da Silva Costa, egresso do IEMA; e Hermeneilce Wasti Aires, secretária-adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A fala inicial foi proferida pelo ex-aluno do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, Sandell Levy da Silva, que destacou a importância da educação profissionalizante para a abertura de sua própria empresa de robótica e programação, a Wisdom Big Robot. “Foi um ensino médio de descobertas e extremamente marcante, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Totalmente diferente de outras instituições pelas quais passei, pois você vai para a prática. Além do projeto de vida alinhado ao curso técnico, que é enriquecedor para se entender qual segmento profissional seguir. E foi a partir das aulas práticas que surgiu a empresa voltada à robótica”, relatou Sandell.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, destacou ações da instituição em parceria com diversos órgãos do estado e iniciativa privada, em especial, com o IEMA, a exemplo do edital de trainee que está em execução. “A Fapema tem apoiado e investido na educação em todos os níveis. Com o IEMA, temos sido parceiros na qualificação de professores e no incentivo à participação dos estudantes em projetos de pesquisa, com destaque para a robótica e tecnologias ativas. Temos em andamento o edital Seleção do Programa de Trainee e Saneamento, resultado da parceria com o IEMA e Caema, que oferta 89 bolsas e conta com investimentos na ordem de R$ 3,3 milhões. Portanto, são diversas iniciativas com foco na educação, na capacitação e no impulso a um futuro mais promissor para os maranhenses”, pontuou. Outra importante parceria da Fapema com o IEMA está na realização do campeonato mundial de robótica, o FIRA, que será em agosto, em São Luís.
A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, destacou a importância de investimentos na educação profissional, visto seu poder de transformar a vida dos estudantes. E ainda enfatizou que diversos alunos foram aprovados em universidades federais, tanto no Maranhão como em outros estados, resultado de um ensino técnico, gratuito e de qualidade, além da oferta de mais de 600 convênios com empresas para estágios, assegurando que uma boa parte desses estudantes sejam contratados.
Felipe Camarão também ressaltou que a qualidade da educação é significativamente aprimorada com a implementação do ensino em tempo integral, destacando a importância de investimentos na educação básica e os benefícios dessa abordagem para o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes; além da relevância do ensino profissionalizante para o acesso ao mercado de trabalho.
Os alunos participantes do IEMA expressaram sua satisfação com o evento, enfatizando sua importância para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Maranhão. Para eles, a oportunidade de discutir políticas educacionais e compartilhar experiências práticas foi enriquecedora, evidenciando o compromisso conjunto de instituições e autoridades em promover um ensino de qualidade e preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.
O Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica prossegue nesta quarta-feira (17) com mais diálogos e trocas de experiências educacionais valiosas. Com a participação ativa de gestores, professores e alunos, espera-se que o evento tenha um impacto significativo no avanço da Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão. Essa iniciativa visa fortalecer parcerias e inspirar novas ideias para impulsionar ainda mais a qualidade da educação no estado.
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI