10/04/2024 5:38 pm

Professor do IEMA vence Prêmio Educador Transformador com Projeto de Educação Sustentável

O professor Felipe Borges Pereira, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, ganhou em primeiro lugar no “Prêmio Educador Transformador”, com o projeto “Escola Sustentável: Nutrindo o Futuro pelas Mãos da Tecnologia”, na categoria Educação Profissional, tanto estadual quanto regional.

O projeto “Escola Sustentável: Nutrindo o Futuro pelas Mãos da Tecnologia” é uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade e a educação em uma região periférica de São Luís, Maranhão.

“Implementamos uma horta comunitária automatizada, uma composteira inteligente e um sistema de coleta de água da chuva, todos alimentados por energia solar. Essas tecnologias não apenas fornecem alimentos frescos e água para a comunidade, mas também capacitam os jovens estudantes do IEMA Itaqui-Bacanga com habilidades STEAM e os conscientizam sobre a importância da preservação ambiental”, disse Felipe Borges.

O professor também comentou que a oportunidade de concorrer ao Prêmio Educador Transformador surgiu após terem sido reconhecidos em nível estadual pela abordagem inovadora e impactante na educação empreendedora (por meio de apresentações em Feiras, Encontros de Inovação e Pesquisa) e ao compartilharem as experiências na comunidade. Assim que o edital de inscrição para o 2° Prêmio Educador Transformador abriu, eles se prepararam para submeter o projeto.

A premiação, em parceria com o SEBRAE, possui três etapas: estadual, regional e nacional. Inicialmente, os projetos são avaliados em nível estadual, onde são selecionados os ganhadores de cada estado. Em seguida, os vencedores estaduais competem em nível regional e os vencedores regionais avançam para a etapa nacional (que ocorrerá no BETT Brasil 2024, maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina, em São Paulo, no mês de abril de 2024), onde são escolhidos os grandes vencedores do Prêmio Educador Transformador. Essas etapas proporcionam uma oportunidade de reconhecimento em diferentes níveis e permitem que projetos excepcionais sejam destacados em todo o país.

O professor Borges ressalta a importância da premiação “Educador Transformador” para a educação, pois reconhece e valoriza iniciativas inovadoras que estão transformando a forma como ensinamos e aprendemos. Além de fornecer visibilidade aos projetos e educadores premiados, essa premiação inspira outros profissionais da educação a adotarem práticas mais criativas, empreendedoras e sustentáveis em suas escolas e comunidades.