24/11/2023 3:18 pm

Professor do IEMA Itaqui-Bacanga conquista 2° lugar em prêmio nacional de robótica educacional

Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire também concedeu menção honrosa a outro docente do instituto

Professor Roosevelt e alunas. Foto: Reprodução

O professor de robótica Roosevelt Aurélio Silva Costa, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Itaqui-Bacanga, conquistou o 2º lugar no Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire. A premiação nacional também concedeu uma menção honrosa a outro docente da mesma unidade do instituto, Felipe Borges Pereira, pelas conquistas na área da robótica que ambos alcançaram junto a seus alunos.

Os projetos vencedores foram apresentados durante o II Seminário Seymour Papert-Paulo Freire, que ocorreu nesta quinta-feira (23) na Fundação Sousândrade, em São Luís. Uma das razões para o reconhecimento do método educativo desses professores foi o destaque recebido desde 2019 pelo IEMA na Federation of International Robosports Association (FIRA), competição mundial de robótica.

Leia também:

O projeto premiado do professor Roosevelt teve como objetivo incluir e priorizar a inclusão de meninas na ciência, conforme a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Contente com o resultado, compartilhou: “a divulgação dos experimentos científicos, tecnológicos e de inovação são essenciais para que possamos formar jovens cidadãos que irão contribuir positivamente para o desenvolvimento de nossa comunidade, desenvolvimento de nossa cidade, desenvolvimento de nosso estado, e portanto, de nosso país. É sabido que sozinho, não poderei mudar o mundo, mas estou fazendo a minha parte”.

Já o professor Felipe explica que seu trabalho busca a inserção da comunidade Itaqui-Bacanga na ciência, cedendo o laboratório. “A gente também tem o projeto chamado Teckids, em que alunos de 10 a 12 anos dessa região vêm pro laboratório e têm aula de graça. A ideia é fazer com que eles consigam pegar problemas reais, que eles têm, e cheguem a soluções diferenciadas, inovadoras”, contou. “Um prêmio como esse mostra que estamos indo pelo caminho correto. Afinal, são projetos como esse que conseguem mudar a vida das pessoas”.

“O prêmio vem para destacar o trabalho feito diariamente nas unidades do IEMA. A excelência de nossos professores, que já era conhecida por nós e pelos alunos, está cada vez mais sendo reconhecida a nível nacional e internacional”, comemorou a diretora-geral do instituto, Cricielle Muniz, referindo-se à participação de equipes do IEMA em campeonatos mundiais. “O que sentimos quando um de nós vence, seja aluno ou professor, é orgulho”, pontuou.

Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire

O Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire consiste no reconhecimento de boas práticas em robótica educacional implementadas por professores de escolas públicas e privadas, bem como, projetos desenvolvidos por Secretarias Estaduais e Municipais de todo o Brasil.

O prêmio é uma iniciativa da Federation of International Robosports Association (FIRA)/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (CIEPP), o Centro Universitário ENIAC e a Robo City (Escola de Robótica).

A delegação do IEMA para a Fira Brasil 2023 é composta por oito unidades de IEMAs Plenos, reunindo 22 alunos que competirão entre os dias 23 e 25 de novembro, em Juazeiro do Norte (CE).

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support