O GAMEJAM aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro e pôs à prova 42 alunas do instituto, que teriam que desenvolver jogos digitais
O game ‘Aelória – A Missão Planetária’, desenvolvido por alunas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) São Luís, conquistou o primeiro lugar no GAMEJAM das Iemanas – maratona de desenvolvimento de jogos realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nos dias 30 e 31 de outubro no IEMA São Luís, centro da capital maranhense. De uma forma lúdica e criativa, a jogatina simula a criação de um novo planeta habitável para a raça humana.
Formada pelas estudantes Hevelyn Fernanda Serra, Florismar da Silva, Isabelle Stefany Silva, Alícia Ester Bezerra, Mayla Beatriz Santos e Vivian Mariane Reis, equipe campeã idealizou o jogo ao analisar na realidade da Terra. “Muitos dizem que o nosso planeta, daqui a alguns anos, não vai ser mais habitável”, explicou Florismar, aluna do curso de desenvolvimento de sistema. Por conta disso, a personagem principal, Zoe, parte em busca de um novo planeta e encontra o Aelória. “Então, ela começa a missão de desvendar e construir nele um novo lar para as pessoas”, contou a estudante.
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O jogo ‘Hallowitch’, criado pelas alunas Alyssa Gomes, Emilly Lima, Giovanna Santos, Kaira Sousa, Laura Leal e Maria Magalhães, do IEMA Pleno de São José de Ribamar, ficou em segundo lugar; e o ‘Origem de São Luís’, das estudantes Angélica Alves, Roberta Keisy de Kesus, Kauane Veras, Thamires Christina Pinheiro, Sandila Raquel Reis e Yasmim Victória Neri, do IEMA Itaqui-Bacanga, em terceiro. No total, participaram da competição 42 alunas de diferentes unidades do IEMA, divididas em sete equipes.
Dados da ONU Mulheres 2022 mostram que, embora 48% dos gamers sejam mulheres, elas ocupam apenas de 1/4 dos postos de trabalho dessa indústria. Tanto a maratona quanto as mentorias que aconteceram durante o GAMEJAM têm como objetivo incluir no currículo das meninas a educação STEAM, que envolve conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – e, consequentemente, incluí-las neste nicho tecnológico do mercado, diminuindo a desigualdade de gênero.
“Para mim foi uma oportunidade única. A gente tinha uma noção de como fazer o protótipo, mas não competia. Aqui, a gente pôde colocar tudo o que a gente aprendeu em um jogo”, compartilhou Alyssa Gomes, do curso técnico de programação de jogos digitais – parte da equipe que ficou em segundo lugar na competição. “A experiência só me fez ter mais certeza de que eu quero continuar nessa área”.
Sobre a maratona
Desenvolvido pela UNICEF, o evento fez parte da iniciativa global Game Changers Coalition, liderada pelo Office of Innovation do UNICEF e tem como objetivo incentivar a inserção de mulheres e meninas no universo dos games.
As adolescentes selecionadas são estudantes de informática de sete IEMAs Plenos e já vinham participando de mentorias e treinamentos das equipes do Office of Innovation, do UNICEF Brasil, e da Gamezônia, parceiro do GAMEJAM das Iemanas. Durante a maratona, as alunas passaram por mentorias especializadas para o desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas para a criação de games, suporte à inovação, design e programação.
O encontro ainda contou com a presença do oficial global do UNICEF para Inovação, Gustavo Pugliese. “Ele é o especialista em todo esse tema e que está liderando trazer para o Brasil a iniciativa da Game Changers Coalition, para fortalecer a entrada de meninas na indústria da gameficação”, explicou a Chefe do Escritorio do UNICEF no Maranhão, Ofélia Silva.
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