1/11/2023 2:29 pm

Alunas do IEMA São Luís vencem maratona do UNICEF ao criar game que simula criação de um novo planeta

O GAMEJAM aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro e pôs à prova 42 alunas do instituto, que teriam que desenvolver jogos digitais

O game ‘Aelória – A Missão Planetária’ conta a jornada de Zoe, que precisa encontrar um novo lar para a raça humana. (Foto: Adeta Holanda/ASCOM IEMA)

O game ‘Aelória – A Missão Planetária’, desenvolvido por alunas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) São Luís, conquistou o primeiro lugar no GAMEJAM das Iemanas – maratona de desenvolvimento de jogos realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nos dias 30 e 31 de outubro no IEMA São Luís, centro da capital maranhense. De uma forma lúdica e criativa, a jogatina simula a criação de um novo planeta habitável para a raça humana.

Formada pelas estudantes Hevelyn Fernanda Serra, Florismar da Silva, Isabelle Stefany Silva, Alícia Ester Bezerra, Mayla Beatriz Santos e Vivian Mariane Reis, equipe campeã idealizou o jogo ao analisar na realidade da Terra. “Muitos dizem que o nosso planeta, daqui a alguns anos, não vai ser mais habitável”, explicou Florismar, aluna do curso de desenvolvimento de sistema. Por conta disso, a personagem principal, Zoe, parte em busca de um novo planeta e encontra o Aelória. “Então, ela começa a missão de desvendar e construir nele um novo lar para as pessoas”, contou a estudante.

Leia também:

O jogo ‘Hallowitch’, criado pelas alunas Alyssa Gomes, Emilly Lima, Giovanna Santos, Kaira Sousa, Laura Leal e Maria Magalhães, do IEMA Pleno de São José de Ribamar, ficou em segundo lugar; e o ‘Origem de São Luís’, das estudantes Angélica Alves, Roberta Keisy de Kesus, Kauane Veras, Thamires Christina Pinheiro, Sandila Raquel Reis e Yasmim Victória Neri, do IEMA Itaqui-Bacanga, em terceiro. No total, participaram da competição 42 alunas de diferentes unidades do IEMA, divididas em sete equipes.

Dados da ONU Mulheres 2022 mostram que, embora 48% dos gamers sejam mulheres, elas ocupam apenas de 1/4 dos postos de trabalho dessa indústria. Tanto a maratona quanto as mentorias que aconteceram durante o GAMEJAM têm como objetivo incluir no currículo das meninas a educação STEAM, que envolve conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – e, consequentemente, incluí-las neste nicho tecnológico do mercado, diminuindo a desigualdade de gênero.

“Para mim foi uma oportunidade única. A gente tinha uma noção de como fazer o protótipo, mas não competia. Aqui, a gente pôde colocar tudo o que a gente aprendeu em um jogo”, compartilhou Alyssa Gomes, do curso técnico de programação de jogos digitais – parte da equipe que ficou em segundo lugar na competição. “A experiência só me fez ter mais certeza de que eu quero continuar nessa área”.

Sobre a maratona

Desenvolvido pela UNICEF, o evento fez parte da iniciativa global Game Changers Coalition, liderada pelo Office of Innovation do UNICEF e tem como objetivo incentivar a inserção de mulheres e meninas no universo dos games.

As adolescentes selecionadas são estudantes de informática de sete IEMAs Plenos e já vinham participando de mentorias e treinamentos das equipes do Office of Innovation, do UNICEF Brasil, e da Gamezônia, parceiro do GAMEJAM das Iemanas. Durante a maratona, as alunas passaram por mentorias especializadas para o desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas para a criação de games, suporte à inovação, design e programação.

O encontro ainda contou com a presença do oficial global do UNICEF para Inovação, Gustavo Pugliese. “Ele é o especialista em todo esse tema e que está liderando trazer para o Brasil a iniciativa da Game Changers Coalition, para fortalecer a entrada de meninas na indústria da gameficação”, explicou a Chefe do Escritorio do UNICEF no Maranhão, Ofélia Silva.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support