4/09/2023 5:36 pm

Alunos do IEMA ganham destaque apresentando projetos na EXPOEMA 2023

Foto: Adriano Santos/ASCOM IEMA

Alunos e professores do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) estão tendo a oportunidade de apresentar projetos e pesquisas próprias na maior feira agropecuária do estado, a Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA) 2023. São mais de 40 criações e descobertas a serem expostas durante todos os dias do evento, que iniciou neste domingo (3) e vai até 10 de setembro no Parque Independência, bairro São Cristóvão, em São Luís.

As apresentações resultam do trabalho conjunto entre discentes e docentes de IEMAs Plenos de diversas partes do Maranhão e estão disponíveis para todos os visitantes. São exposições interativas e oficinas. O tema mais recorrente é a tecnologia sustentável, de forma a provar que há como gerar energia e progresso de forma ecológica e utilizando matéria-prima nativa do estado.

Dentre as criações, estão, por exemplo: combustível feito com casca de coco; bioplástico à base de casca de tubérculos; sabão ecológico; irrigação automatizada de hortas comunitárias a partir de energia solar; compostável inteligente de resíduos orgânicos; nano-satélite para monitorar a utilização dos recursos hídricos maranhenses; bombas de sementes nativas com o intuito de reflorestar áreas desmatadas; produção de energia solar à base de juçara; entre muitas outras.

A oportunidade de participar da EXPOEMA 2023 vem de uma parceria firmada entre o evento e o Governo do Maranhão. Na abertura do evento, o governador Carlos Brandão e a primeira-dama, Larissa Brandão, visitaram o stand do IEMA e afirmaram ter ficado impressionados com o trabalho dos alunos. “Já participei de várias EXPOEMAs, e nunca tinha visto um evento com tanta gente”, compartilhou o governador, que acredita que a grande adesão deste ano abrirá portas para os estudantes. 

“O objetivo é mostrar o que é possível criar quando a educação se junta com a tecnologia, a ciência e a inovação”, explicou a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz. “O esforço resulta em jovens capazes não só de garantir seus futuros individuais, mas também de contribuir com toda a região maranhense”.

Foto: Adriano Santos/ASCOM IEMA

EXPOEMA 2023

A EXPOEMA 2023 iniciou no dia 3 de setembro e segue até o dia 10. Em sua 63ª edição, tem como objetivo expor produtos agropecuários, novas tecnologias para a área e incentivar a venda de animais. É realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem),  e tem co-realização do Governo do Estado do Maranhão. O local possui acessibilidade com rampa e material em braile, além de um QR Code, em todos os stands, que direcionam para um material audiodescritivo.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support