O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno São Luís, localizado no centro da capital maranhense, sediou, nesta segunda-feira (28), um evento em alusão ao encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI), que iniciou no dia 21. A ocasião serviu para fomentar debates sobre formas de assegurar um ambiente verdadeiramente inclusivo para esse grupo nos IEMAs.
A programação começou às 13h com a apresentação musical do aluno e tecladista Juan Silva Pereira, seguido pela declamação, em inglês, de uma poesia de Gonçalves Dias. Depois, iniciou-se uma mesa de conversa com a temática “Conectar e somar para construir a inclusão”, com a presença da diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz; o vice-governador, Felipe Camarão; a secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos, Amanda Costa; o secretário-adjunto de Educação, Anderson Lindoso; além de professores, coordenador e aluno do instituto.
Na abertura do evento, a diretora-geral destacou alguns dos direitos de PCDs que o IEMA já assegura em suas dependências. “Hoje, as mães de pessoas com deficiência têm tranquilidade de saber que, quando os filhos forem à escola, serão assistidos por profissionais, terão rampas para garantir acessibilidade, terão intérpretes. (…) Essas ações não estão somente na capital, mas em todas as 34 unidades do IEMA”.
“Algo que eu posso afirmar com absoluta tranquilidade é que, no IEMA, tem amor e educação por parte de todos e todas. É uma rede conhecida nacionalmente por ser inclusiva”, afirmou Felipe Camarão, em sua fala. Na oportunidade, o vice-governador parabenizou o governador do Estado, Carlos Brandão, pelo investimento no instituto, e destacou a gestão de Cricielle Muniz enquanto diretora. “Nosso ensino é modelo”, pontuou Camarão.
Durante a mesa de conversa, o secretário-adjunto de Educação explicou que a inclusão se dá respeitando as individualidades e necessidades de cada um. “Quando falamos em educação inclusiva, o que nos move é a ideia de que a educação é um direito humano, e que temos que trabalhá-la de forma universal. Para todos, indistintamente”, declarou Lindoso.
A programação seguiu com apresentações culturais, dentre elas, um coral de Libras de alunos intérpretes do IEMA Pleno Centro, São Luís. O encerramento contou com o depoimento do aluno do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, Otávio Rickelme da Cruz, que nasceu com malformação músculo-esquelético. O estudante, de 17 anos, contou sobre como leva o dia-a-dia no instituto. “Todo mundo me trata normalmente. Alunos e professores. Eu converso, estudo, namoro. Tenho o sonho de ser bem-sucedido. Para mim, só há dois caminhos: seguir ou persistir. Desistir não é um deles”, compartilhou, sob aplausos.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI) é uma campanha anual desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (FENAPAES) e acontece todos os anos, de 21 a 28 de agosto, desde 1963. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 para combater o preconceito e a discriminação e promover a inclusão de PCDs. O objetivo é jogar luz sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como promover consciência sobre o tema e inclusão.
IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280
De Segunda a Sexta das 08h às 19h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI