8/08/2023 3:39 pm

Alunos do IEMA concluem programa de vivência profissional no Porto do Itaqui

Evento de entrega de certificados contou também com o anúncio de um novo curso: Amarrador e Desamarrador Portuário

Parceria entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o programa ‘Para Saber +’ concluiu a formação de mais uma turma de alunos nesta segunda-feira (7). Após acompanhar as atividades do Porto do Itaqui durante todo o mês de julho, 82 alunos do IEMA receberam certificados pela conclusão do programa de vivência profissional. O evento aconteceu na sede da EMAP, em São Luís.

Veja também:

“Vivenciar tudo de perto foi incrível. A gente viu coisas que só via na sala de aula”, contou Vitória da Silva, uma das estudantes que recebeu o certificado. Durante a experiência, a aluna do 2º ano teve a oportunidade de acompanhar todo o processo que mede a qualidade dos grãos de soja importados do Maranhão. “Foi incrível ver tantos profissionais bons. Me incentivou a ir atrás do meu sonho também”.

O programa, que nasceu em 2017 com 67 vagas, hoje oferece mais de 2 mil. De acordo com a diretora-geral do Instituto, Cricielle Muniz, o crescimento é resultado de uma gestão estadual que entende a necessidade da profissionalização. “A gente traz, aqui, o compromisso que o governador Carlos Brandão tem com a educação. O IEMA, hoje, é uma política consolidada e transformadora que muda a realidade dos estudantes”, afirmou.

Na oportunidade, foi anunciada a criação do curso de Amarrador e Desamarrador Portuário. Destinada aos alunos do IEMA Pleno Itaqui Bacanga, a formação abordará os aspectos teóricos e práticos da função, incluindo a legislação, segurança, equipamentos e procedimentos operacionais, e terá duração de 360 horas. Ele conta com 40 vagas e está previsto para começar no dia 21 de agosto.

Além disso, IEMA e EMAP assinaram um protocolo de intenções com propostas de novas parcerias. Para o presidente da EMAP, Gilberto Lins, a formação é vantajosa tanto para os alunos quanto para os portos. “O IEMA pode nos ajudar na formação e no aperfeiçoamento de novas profissões aqui, do complexo portuário. Todas as empresas se comprometem a buscar, junto ao Instituto, o aperfeiçoamento dos profissionais que possam contribuir conosco”, pontuou.