8/08/2023 3:39 pm

Alunos do IEMA concluem programa de vivência profissional no Porto do Itaqui

Evento de entrega de certificados contou também com o anúncio de um novo curso: Amarrador e Desamarrador Portuário

Parceria entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o programa ‘Para Saber +’ concluiu a formação de mais uma turma de alunos nesta segunda-feira (7). Após acompanhar as atividades do Porto do Itaqui durante todo o mês de julho, 82 alunos do IEMA receberam certificados pela conclusão do programa de vivência profissional. O evento aconteceu na sede da EMAP, em São Luís.

Veja também:

“Vivenciar tudo de perto foi incrível. A gente viu coisas que só via na sala de aula”, contou Vitória da Silva, uma das estudantes que recebeu o certificado. Durante a experiência, a aluna do 2º ano teve a oportunidade de acompanhar todo o processo que mede a qualidade dos grãos de soja importados do Maranhão. “Foi incrível ver tantos profissionais bons. Me incentivou a ir atrás do meu sonho também”.

O programa, que nasceu em 2017 com 67 vagas, hoje oferece mais de 2 mil. De acordo com a diretora-geral do Instituto, Cricielle Muniz, o crescimento é resultado de uma gestão estadual que entende a necessidade da profissionalização. “A gente traz, aqui, o compromisso que o governador Carlos Brandão tem com a educação. O IEMA, hoje, é uma política consolidada e transformadora que muda a realidade dos estudantes”, afirmou.

Na oportunidade, foi anunciada a criação do curso de Amarrador e Desamarrador Portuário. Destinada aos alunos do IEMA Pleno Itaqui Bacanga, a formação abordará os aspectos teóricos e práticos da função, incluindo a legislação, segurança, equipamentos e procedimentos operacionais, e terá duração de 360 horas. Ele conta com 40 vagas e está previsto para começar no dia 21 de agosto.

Além disso, IEMA e EMAP assinaram um protocolo de intenções com propostas de novas parcerias. Para o presidente da EMAP, Gilberto Lins, a formação é vantajosa tanto para os alunos quanto para os portos. “O IEMA pode nos ajudar na formação e no aperfeiçoamento de novas profissões aqui, do complexo portuário. Todas as empresas se comprometem a buscar, junto ao Instituto, o aperfeiçoamento dos profissionais que possam contribuir conosco”, pontuou.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support