17/07/2023 4:58 pm

Estudantes do IEMA vão à Alemanha participar da maior competição de robótica do mundo

Um grupo de seis estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha, para participar da maior competição de robótica do mundo, o Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2023. Ao todo, são quatro equipes representando o Maranhão – um total de 19 alunos, todos da rede estadual de educação. O evento começou nesta segunda-feira (17) e vai até a sexta (21).

Do grupo de alunos do IEMA, três são da unidade de São Luís, dois de Bacabal e um de São José de Ribamar. “Para mim, a robótica é uma oportunidade”, contou a estudante do IEMA Bacabal, Ana Clara Barros, que está no país europeu para a competição. “Antes, eu só via nos filmes, mas não conhecia na prática. Estudar no IEMA e conhecer a disciplina da robótica fez eu me desenvolver bastante”, compartilhou.

Os jovens foram selecionados na etapa final da competição nacional, que ocorreu em novembro do ano passado em São Luís e Guarulhos, em São Paulo. Das 105 equipes de todo o país inscritas na competição, apenas 24 grupos em cada uma das duas cidades foram selecionados para participar do mundial.

“Está sendo algo incrível. Uma experiência nova e desejada. Todo mundo sonha em competir internacionalmente e representar o seu país”, comemorou o aluno do IEMA São Luís, Matheus Campos. “Fiquem na torcida para a gente levar um troféu para casa”.

A robótica educacional do IEMA foi introduzida em 2016, como resultado do estudo das disciplinas de física e matemática na unidade de Pindaré-Mirim. Posteriormente, o IEMA criou a Coordenação de Robótica Educacional na Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, e todas as unidades plenas do Instituto passaram a oferecer o curso.

A diretora-geral do instituto, Cricielle Muniz, comemorou a seleção dos alunos e vai acompanhá-los na viagem. Para a gestora, o sucesso nas competições é resultado do compromisso do Governo do Maranhão com a educação, a ciência e a tecnologia. “A robótica educacional dá oportunidades para que nossos jovens possam conhecer novas culturas e disputar, de igual para igual, com outras nações. Nada disso seria possível sem o investimento e a sensibilidade do governador Carlos Brandão com a juventude maranhense”, pontuou.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support