7/07/2023 5:20 pm

Cricielle Muniz participa de painel no maior festival de mulheres negras da América Latina

Festival Latinidades acontece em Brasília e conta com a presença de nomes importantes na luta feminista e antirracista

 

Diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), Cricielle Muniz foi convidada a ministrar um painel no Festival Latinidades, considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina. Ao lado de Carol Santos e Braulina Baniwa, a diretora do IEMA falou sobre o tema “macroeconomia da igualdade: pensamento e teoria feminista que entende a economia como uma das ferramentas para ascensão das mulheres”. 

O painel aconteceu nesta quinta-feira (6), em Brasília. Também participaram do evento nomes importantes para a luta feminista e antirracista, como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra da Cultura, Margareth Menezes e a deputada federal, Célia Xakriabá.

“Tive a oportunidade de contar um pouco da experiência do IEMA, que é a única escola em tempo integral do Maranhão que tem reconhecimento internacional, da UNESCO”, afirmou Cricielle Muniz. “Nós falamos sobre a participação das meninas negras na ciência, na tecnologia, na pesquisa, e a importância de empoderá-las para isso”.

De acordo com a diretora, atualmente, 14.601 alunos estão matriculados no IEMA, cujos campus são presentes em 29 municípios do Maranhão. Destes jovens, 55% são meninas.  “A maioria dos IEMAs são localizados em áreas de territórios tradicionais ou rurais. Graças ao investimento do governador do estado, Carlos Brandão, o instituto chega a cada vez mais pessoas e dá oportunidade para que filhas de trabalhadores e trabalhadoras tenham acesso à ciência, à tecnologia e à pesquisa”, explicou. 

O painel tratou sobre a desigualdade econômica baseada no gênero, raça e etnia e possíveis soluções para essa realidade. No evento, Cricielle Muniz citou o Núcleo de Diversidade Étnico-Racial, recentemente criado no IEMA como forma de implementar uma política de educação afrocentrada – que tenha como foco a história africana e afrobrasileira, além da representatividade em todos os setores do instituto. “Dessa forma, enfrentamos o racismo, valorizamos a diversidade étnica e reinventamos nosso currículo e práticas pedagógicas e de gestão”, pontuou a diretora-geral.

 

FESTIVAL LATINIDADES

O Festival Latinidades acontece todos os anos desde 2008. Neste ano de 2023, a programação passa por quatro capitais: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. É considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina e conta com a participação de pessoas de mais de 20 países. O objetivo é criar um espaço para convergir iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas ao enfrentamento do racismo, sexismo e promoção da igualdade racial.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support