10/02/2023 12:12 pm

IEMA realiza colação de grau de mais de 500 estudantes em São Luís

Mais de 500 estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) colaram grau, na última quarta (8) e quinta-feira (9), em cerimônia realizada em São Luís. Os formandos são estudantes dos IEMAs Plenos de São Luís – Gonçalves Dias e Rio Anil.

A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira. A mesa de honra contou com a presença do diretor-adjunto pedagógico do IEMA, Marcio Lopes e do trio gestor das duas unidades.

Para Alex Oliveira, os novos profissionais comemoraram o ritual de passagem tradicional, que é a colação de grau. “Eles juraram para a sociedade que vão seguir no caminho da ética e da competência nos cursos escolhidos. Receberam a conferência do grau que conquistaram por merecimento no decorrer da formação. É muito bonito e significativo este momento para eles e suas famílias”, declarou o diretor-geral do IEMA.

Além de concluir o ensino médio, os estudantes do IEMAs Plenos saíram das unidades como técnicos profissionais em Estética, Nutrição & Dietética, Administração, Gerência de Saúde, Informática para Internet, Logística e Marketing.

A agora profissional técnica em Estética pelo IEMA Pleno Gonçalves Dias, Lourrany de Oliveira, 17 anos, destacou que a cerimônia foi muito especial por estar finalizando mais um ciclo de sua vida e pontuou a contribuição da instituição na sua formação. “Sinto-me preparada para seguir em frente. O IEMA me ajudou bastante na construção do meu projeto de vida e tive a oportunidade de estagiar. Aprendi a amar o meu curso. A iniciativa foi muito boa porque consegui concluir meu ensino médio e já posso sair com uma oportunidade de emprego”, pontuou.

Emerson Martins, cinegrafista e pai do formando do curso técnico em Informática para Internet do IEMA Pleno Gonçalves Dias, Guilherme Martins, fala da emoção de ver o filho concluindo mais uma etapa de sua vida. “É uma emoção muito grande para toda a família. É inexplicável para mim que participo de toda a trajetória escolar dele. Se formou e já está ingressando na faculdade na mesma área. Meu filho é um exemplo pra mim. O IEMA, em nenhum momento, deixou a desejar. Sempre que precisávamos de algo estavam prontos a nos atender. É uma instituição que eu recomendo”, disse.

Em seu discurso, o gestor-geral do IEMA Pleno Rio Anil, Olivar Júnior, falou da trajetória, dos desafios e conquistas da unidade. “Hoje, olhamos para o futuro por meio da conquista dos nossos alunos e alunas, na conclusão de mais uma etapa de suas vidas. Essa caminhada não foi fácil. Muitos desafios foram superados, tal como a pior pandemia da história recente da humanidade. A nossa escola é reconhecida por sua vocação inclusiva e respeito à diversidade. Essa jornada árdua, porém vitoriosa, só foi possível graças ao protagonismo de nossos jovens, que, neste processo de amadurecimento ao longo dos anos, teve como referência pilares pedagógicos essenciais para o seu crescimento”, enfatizou.

A professora do IEMA Pleno Rio Anil e mestra em educação, Alexandrina Colins Martins, que foi a docente homenageada na cerimônia de colação de grau, falou da honra de ter sido escolhida para este momento tão especial. “Estou me sentido muito honrada e feliz por participar com os colegas professores, pais e, principalmente, com nossos alunos, que são os protagonistas desse processo. Sou professora lá desde 1995 e participei da transição do antigo Cintra para o IEMA Rio Anil. Fui parte integrante do processo e hoje vejo o IEMA contemplando um anseio da Comunidade do Rio Anil: que era ter uma escola voltada diretamente para eles. Nós estamos neste caminho e vamos consolidar. Tenho o maior orgulho de saber que estamos formando a primeira turma de muitas outras que virão. Espero que os investimentos no IEMA possam continuar e que o Governo garanta o sucesso da instituição no Maranhão”, comentou com entusiasmo.