6/02/2023 10:17 am

Emoção e gratidão marcam colação de grau dos IEMAs Plenos Santa Inês e Pindaré-Mirim

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizou, nos dias 02 e 03/02, a cerimônia de colação de grau das unidades do IEMA Pleno Santa Inês e Pindaré-Mirim, respectivamente. A Diretoria-Geral do IEMA, composta pelo diretor-geral, Alex Oliveira; pela diretora-adjunta administrativo-financeira, Alessandra Picanço e pelo diretor-adjunto pedagógico, Marcio Lopes, participou da cerimônia.

O diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, presidiu a cerimônia e, na ocasião, concedeu a outorga de grau a 147 novos profissionais nos cursos técnicos em Agricultura, Gerência de Saúde, Informática para Internet e Registros de Informações em Saúde, pelo IEMA Pleno Santa Inês, e a 142 formandos nas áreas de Agropecuária, Meio Ambiente, Serviços Jurídicos e Recursos Pesqueiros do IEMA Pleno Pindaré-Mirim.

Alex Oliveira destacou a importância desse momento de vitória na vida dos estudantes do IEMA. “É um momento de comemorar essa vitória com suas famílias. Mostrar toda sua alegria por chegarem até aqui, formados pelo IEMA, técnicos de nível médio. Então, é uma solenidade muito esperada pela família e pela população ao verem todos jurando defender a profissão que adquiriram com esforço. Hoje é dia de júbilo e glória na vida dos formandos e só enche de orgulho o IEMA e o Maranhão”, comentou.

“O IEMA me proporcionou muitas conquistas. Um método muito eficaz que o Instituto trabalha, o Projeto de Vida, modificou minha forma de pensar e agir. Mudei até de sonho e de profissão. Gostei demais do meu curso e até estagiei na área, mas pretendo me graduar em arquitetura”, disse Gilderlan Gomes Pinheiro, concluinte do curso técnico em Gerência em Saúde do IEMA Pleno Santa Inês.

Para a formanda do curso técnico em Agricultura do IEMA Pleno Santa Inês, Jiovana Andrade, a cerimônia foi marcada de emoção e gratidão. Ela considerou o momento único e inesquecível para todos. “O IEMA representa uma grande vitória nas nossas vidas. Foi um momento de muita luta e esforço. O período de estágio foi enriquecedor e desafiador, mas vencemos. Aproveito para agradecer aos professores, colaboradores e gestores do IEMA por estarem sempre ao nosso lado e nos motivarem a não desistir de nossos sonhos”, pontuou.

A estudante do curso técnico em Agropecuária do IEMA Pleno Pindaré-Mirim, Nilcivania Araújo, 19 anos, citou que o IEMA abriu muitas portas para os jovens maranhenses. “Hoje é um aperto estar deixando a unidade que tanto me ajudou e me abriu portas no estágio, onde tive a oportunidade de colocar em prática meus conhecimentos na Aged. Só tenho a agradecer ao IEMA tudo que aprendi nos últimos três anos. Pretendo fazer medicina Veterinária e/ou Agronomia, que também é ligada ao ramo”, declarou.

“O momento da colação de grau é de gratidão e satisfação por um trabalho realizado durante três anos com esses jovens. Ficamos gratos a Deus por esse momento e, principalmente, às famílias por terem acreditado na instituição IEMA. Nosso trabalho vem sendo feito desde 2016. É um trabalho sólido e coeso. Temos um grupo de professores dedicados à causa da educação e que, a cada ano, são desafiados a conseguir mais e mais, colocando esses jovens no mercado de trabalho, na universidade e nos seus projetos de vida, de fato,  efetivados. Ficamos felizes sabendo que eles estão bem encaminhados e conscientes de sua missão enquanto cidadãos na sociedade, algo fundamental. Afinal, nós estamos formando jovens autônomos, solidários e competentes”, pontuou o gestor-geral do IEMA Pleno Pindaré-Mirim, professor Franklin Oliveira.

Emylle Cristhina de Jesus Nascimento, do curso técnico em Agropecuária, fala de sua gratidão ao IEMA e deixa mensagem aos futuros estudantes do Instituto. “Passei no curso de Letras e sou técnica em Gestão do Agronegócio. Agradeço, em especial, à professora Denise, a todos que trabalham nesta unidade e ao IEMA que fizeram com que eu amasse o curso. Você, aluno, que ainda vai começar nesta instituição de ensino, não desista dessa caminhada porque Deus está sempre conosco. Vamos chorar, sorrir e, ao final de tudo, sentiremos saudades. Era meu sonho entrar no IEMA”, completou.