2/02/2023 6:18 pm

IEMA realiza colação de grau em Timon e Matões

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA realizou, nesta terça (31) e quarta-feira (1º/02), a colação de grau técnico das unidades de Timon e Matões, respectivamente. Receberam o grau do diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, mais de 203 formandos, distribuídos nos cursos técnicos em Equipamentos Biomédicos, Informática Biomédica, Logística, Serviços Jurídicos, Agropecuária, Eletroeletrônica e Manutenção e Suporte em Informática.

Alex Oliveira disse que os jovens protagonistas devem levar tudo que aprenderam no IEMA para a nova etapa e fez o primeiro acolhimento da vida profissional dos formandos com uma salva de palmas de um minuto. “Peço que não se esqueçam de levar o sonho e o desejo de mudança. Façam sempre a melhor versão de vocês mesmos. Vocês são construtores dos futuros possíveis e podem mudar o mundo”, ressaltou.

O orador oficial dos concluintes em Timon, Victor Emanuel Pereira de Sousa, do curso técnico em Informática Biomédica, disse que está realizando mais um sonho de sua vida. “Estar aqui, neste momento, é um sonho alcançado. Muitos jovens têm esse desejo, mas não conseguem realizar. Hoje, na atualidade, nós tivemos a oportunidade de estudar numa das melhores escolas de ensino médio do Maranhão. Sou muito grato ao IEMA. Pretendo cursar odontologia e, daqui a cinco anos, estarei concluindo mais uma etapa de minha vida”, falou o formando.

“Temos aqui o professor Alex e o professor Marcio que cuidam tão bem dessa instituição, zelando por aquilo que a gente não só fala que existe, mas que sente e vive todos os dias, que é o modelo institucional pedagógico do IEMA. Ver cada aluno evoluindo por algo que foi projetado algum tempo atrás, traz satisfação e a certeza de que o nosso trabalho está no caminho certo. A cada dia queremos que o modelo pedagógico seja ampliado para dar ainda mais oportunidade”, comentou o gestor-geral do IEMA Pleno Timon, Danilo Nascimento.

Em seu discurso, a oradora oficial da colação de grau do IEMA Pleno Matões, Kairolane Batista Vieira, cumprimentou todos e ressaltou alguns dos momentos mais importantes vividos pelos formandos durante os estudos. “2020 foi o ano que desfrutamos de experiências marcantes porque vivenciamos grande parte do ensino médio na pandemia, assistindo às aulas remotas. Hoje, celebramos a nossa força e coragem diante dos obstáculos e superamos barreiras”, apontou a formanda do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. “Este momento da colação é muito importante para continuarmos com as nossas conquistas no futuro. O IEMA me deu a oportunidade de crescer e quero continuar avançando nos estudos”, completou.

Adriano Morais, estudante do curso técnico em Agropecuária do IEMA Pleno Matões, falou que está muito realizado, pois foi uma conquista aguardada por todos os alunos da unidade. “Eu pretendo continuar os estudos na minha área fazendo uma graduação. Quero me tornar engenheiro agrônomo e essa paixão veio por meio do IEMA. Este momento está sendo muito importante para mim e minha família. Foram três anos de muita luta, pois enfrentamos uma pandemia. Tivemos todo o suporte do IEMA, que sempre esteve conosco nos ajudando”, agradeceu.

O diretor-adjunto pedagógico do IEMA, Marcio Lopes, esteve presente nas colações de grau de Timon e Matões. Na última, participaram também o vice-prefeito de Parnarama, Gilson Moura; o superintendente de Articulação Política, responsável pela regional que abrange Timon, Parnarama, Matões e São Francisco, Layl Ribeiro; além do trio gestor das unidades, professores, familiares e amigos dos mais novos profissionais.