27/01/2023 3:38 pm

IEMA e UEMA discutem parceria para implantar cursos superiores tecnológicos

Na manhã desta quinta-feira, 27, o diretor-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, Alex Oliveira, e o reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, respectivamente, Walter Canales e Paulo Catunda, reuniram-se para discutir a implantação de cursos superiores tecnológicos nos municípios que têm unidade de IEMA Pleno, aproveitando sua estrutura física. As cidades de Carutapera, Tutóia, Vargem Grande e São Mateus foram citadas como as primeiras a desfrutarem da parceria interinstitucional.

Alex Oliveira destacou a importância da parceria no sentido de expandir a oferta de nível superior em algumas cidades que possuem carência do ensino. “Nós apresentamos proposta de ocupar os prédios do IEMA em áreas que têm carência de oferta de nível superior. Elencamos todas as cidades que possuem IEMA e disponibilidade noturna no prédio, nas quais gostaríamos de desenvolver, por uma solicitação do governador, a oferta desses cursos, aproveitando a estrutura dos IEMAs nesses municípios. Acredito que vamos conseguir ofertar esses cursos para que o Maranhão e os maranhenses possam ter mais possibilidades de fazer um curso superior, aproveitando duas instituições grandiosas”, pontuou o diretor-geral do IEMA.

“Sob a determinação do governador Carlos Brandão, buscamos aproximar as duas instituições na otimização de espaços, de corpo técnico e, consequentemente, atender a sociedade onde nós temos instalações do IEMA, em alguns horários que se encontram disponíveis para a implantação de novos cursos. Conversamos e já expomos os locais em que podemos fazer essas melhorias, essas ampliações de atendimento à sociedade. Formamos um grupo de trabalho para encaminharmos o detalhamento dessa aproximação, de modo que, o mais breve possível, possamos levar ao governador para sua aprovação e início das atividades”, explicou o reitor Walter Canales.

De acordo com o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, foi montado um grupo de trabalho com o IEMA para construírem uma cooperação mais efetiva entre as duas instituições. “Nós queremos fazer parceria em vários aspectos. Na UEMA, utilizar os laboratórios do IEMA. A partir dessas adequações, já iniciaremos as atividades no decorrer de 2023”, disse.

Participaram da reunião a pró-reitora de Graduação (PROG) da UEMA, Monica Piccolo; o pró-reitor adjunto da UEMA, Fábio Figueiredo; a coordenadora de pós-graduação da UEMA, Nancyleni Pinto Chaves Bezerra, além do assessor técnico de planejamento do IEMA, Magno Vasconcelos.