13/12/2022 4:16 pm

IEMA Peritoró recebe nome em homenagem ao lavrador Francisco de Assis Ferreira

O prédio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Vocacional do Campo, no município de Peritoró, distante 281 km de São Luís, recebeu ontem, dia 12, o nome do trabalhador rural e sindicalista, Francisco de Assis Pereira, defensor dos Direitos Humanos, morto no ano de 1991, na cidade de Codó, em decorrência da sua luta pela defesa do direito a terra.

A solenidade, para devida fixação de placa in memoriam ocorreu em defesa de sua memória, em atenção às recomendações do caso nº 12.786 da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e como forma de reparação social. A ação fez parte da Semana Estadual dos Direitos Humanos, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

O diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira; a secretária estadual, Amanda Costa (Sedihpop); representantes da família do homenageado e autoridades do município de Peritoró estiveram presentes neste momento solene.

Homenagem

O evento destacou uma ação de memória e verdade sobre crimes contra a vida de defensores e defensoras dos Direitos Humanos, que são, geralmente, criminalizados (as).

Em 2021, o Governo do Maranhão realizou a cerimônia de assinatura do acordo do caso 12.726/ Francisco de Assis Ferreira e familiares, na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

O ato se deu em consonância com a conclusão da Organização dos Estados Americanos (OEA) pela responsabilidade civil do Estado Brasileiro no assassinato do lavrador, em virtude da luta pela terra, ocorrido em 1991, em Codó; e pela necessidade de reparação econômica e imaterial, reabertura das investigações, atenção à saúde dos familiares e estruturação de políticas públicas de não repetição.

À época, o diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, anunciou a construção de uma nova unidade do IEMA, na cidade de Peritoró, que receberia o nome de Francisco de Assis Ferreira, em homenagem ao lavrador que perdeu a vida em decorrência de sua luta para morar e trabalhar pela sua terra.

Francisco de Assis Pereira

Assis, como era conhecido, foi assassinado com um tiro no peito e outro nas costas, em uma emboscada, no dia 5 de novembro de 1991, quando retornava da roça para almoçar em casa, na gleba Conceição do Salazar, no município de Codó. O lavrador e liderança sindical tinha 44 anos e lutava pela garantia da terra.

No final da década de 1950, um fazendeiro registrou, indevidamente, as terras e tentava expulsar as famílias de trabalhadores rurais do local. Em 2001, diante do arquivamento do caso na justiça brasileira, a Justiça Global e a SMDH recorreram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), denunciando e responsabilizando o Estado brasileiro pela morte de Assis.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

IEMA -  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

 Endereço: Rua Primeiro de Maio, n°80. Bairro Anil. São Luís/MA. 65046-280

Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta das 08h às 19h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support