14/01/2023 11:23 am

IEMAs Plenos de Presidente Dutra, Coroatá e Axixá dão continuidade ao ciclo de colações de grau

Nesta semana, o ciclo de colações outorgou grau a 370 estudantes das unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMAs Plenos sediados nos municípios de Presidente Dutra, Coroatá e Axixá.

A programação começou na última quarta-feira, dia 11, pelo IEMA Pleno Presidente Dutra. A solenidade contemplou 118 jovens no total. Eles concluíram o Ensino Médio e Técnico em Administração, Manutenção e Suporte em Informática, Química e Serviços Jurídicos.

Paula Caroliny Rodrigues de Oliveira, 18 anos, do curso técnico em Serviços Jurídicos do IEMA Pleno Presidente Dutra, destacou a realização de um grande sonho, que é o de finalizar mais uma etapa de sua vida. “Coloquei em prática tudo que aprendi na teoria por meio da base técnica e BNCC, estagiando na Prefeitura Municipal. Foram três anos de muita luta para chegar aonde estamos. Uma grande realização para mim e minha família”, disse.

“É gratificante demais ver minha filha sendo formada. A emoção tomou conta de todos nós. Espero que este seja um ano maravilhoso e de grande crescimento profissional. Gratidão ao IEMA que abriu as portas para ela. Agradeço a toda a equipe da instituição. São pessoas altamente qualificadas. Estão todos de parabéns”, comentou, emocionada, a senhora Caroliny Rodrigues de Oliveira, mãe da estudante.

Em seu discurso, na colação de grau em Presidente Dutra, o diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, ressaltou a importância dos professores e equipe técnica na formação dos protagonistas e deixou mensagem aos futuros profissionais que lá se formaram. “Vocês são construtores dos futuros possíveis. Levem consigo tudo que aprenderam no IEMA, mas não se esqueçam de levar os sonhos, os desejos de mudança e de fazer sempre a melhor versão de vocês mesmos. Vão, sigam o caminho iluminado do conhecimento. Construam as suas vidas. Mudem o mundo, o Brasil, o Maranhão. Salve o IEMA! Ciência e Tecnologia para a vida”, ressaltou.

A terceira unidade a colar grau foi a de Coroatá, em celebração realizada no dia 12 e contou com a presença de algumas autoridades, dentre elas, o deputado estadual, Rafael Leitoa e o bispo da diocese de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira. Ao todo, são 118 estudantes que se formaram nos cursos técnicos em Agricultura, Informática e Zootecnia. São 26 de Agricultura, 45 estudantes do curso técnico de Informática e 31 alunos de Zootecnia.

“A colação de grau foi incrível para mim. Foi o momento de coroar a minha trajetória de vida no IEMA. O período do estágio foi maravilhoso, pois tive a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos ao estagiar numa fazenda próxima ao nosso município. Este evento representa um sonho realizado”, disse a aluna do curso técnico em Zootecnia do IEMA Pleno Coroatá, Vanessa Gomes.

O Governo, por meio do IEMA, tem trazido mudanças efetivas na vida de muitos jovens em todo o Maranhão. Carlos Daniel da Cunha Machado, do curso técnico em Zootecnia, comentou que, em pouco mais de um mês, já sentiu que sua vida começou a mudar, tendo mais oportunidades de crescimento. “Por meio do IEMA, desenvolvi meu projeto de vida. Eu me dediquei até chegar aonde cheguei. Foi gratificante demais. E é só o começo de tudo. Nosso pós-médio focava no ENEM e nos vestibulares, de suma importância para minha formação. Concluí o TCC com nota máxima. Fui aprovado em medicina veterinária numa faculdade particular, na UNIFAP, em São Paulo, com bolsa integral. Só tenho a agradecer”, falou com entusiasmo.

A unidade de Axixá foi a quarta do ciclo a colar grau. O evento aconteceu na última sexta-feira, dia 13, na quadra poliesportiva do IEMA Pleno no município, e estiveram presentes a Diretoria-Geral do IEMA; a prefeita do município, Sonia Campos; o trio gestor do IEMA Pleno; gestores de unidades de municípios vizinhos; demais autoridades locais e familiares dos futuros profissionais. Ao todo, 150 formandos colaram grau nos cursos técnicos em Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática e Serviços Jurídicos.