10/06/2025 4:25 pm

Alunos do IEMA Pleno Codó vencem prêmio nacional e representarão o Maranhão na COP30, em Belém (PA)

Projeto de reuso de água desenvolvido por estudantes maranhenses ganha destaque nacional e reforça protagonismo juvenil na luta contra as mudanças climáticas

 

Um projeto inovador e transformador desenvolvido por estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade Plena de Codó, acaba de conquistar o Prêmio Criativos da Escola + Natureza, promovido pelo Instituto Alana. A premiação reconhece iniciativas lideradas por crianças e adolescentes em todo o Brasil, que gerem impactos positivos em suas comunidades, com foco na sustentabilidade e na proteção ambiental.

Selecionados entre quase 1.600 projetos de 738 municípios brasileiros, os jovens maranhenses impressionaram o júri com um sistema de reuso de água automatizado, movido a energia solar, capaz de captar, filtrar e redistribuir a água descartada em bebedouros e pias para usos não potáveis, como irrigação e descargas sanitárias. A solução, já em fase de implementação, beneficia diretamente mais de 200 pessoas da comunidade escolar e se mostra um modelo replicável para outras instituições de ensino no Brasil.

O governo do Maranhão, sob liderança do governador Carlos Brandão, tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da educação pública no estado, especialmente no apoio a projetos que unem inovação, sustentabilidade e protagonismo juvenil. Sob sua liderança, o IEMA tem ampliado suas ações e incentivos para que alunos desenvolvam soluções criativas, como este projeto premiado, que contribuem para a construção de um Maranhão mais sustentável e inovador.

O reconhecimento nacional rendeu aos estudantes uma jornada formativa online e a participação presencial na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). Além disso, a equipe vencedora receberá um incentivo financeiro de R$ 12 mil.

A professora destaca a importância da experiência para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e ambiental dos estudantes.

“Eventos como esses são importantes para incentivar os alunos a desenvolverem a aprendizagem baseada em projetos e terem uma formação que valorize as questões ambientais e a preocupação com o planeta. Sinto-me honrada em ver que eles desenvolveram muitas habilidades e a aptidão pela pesquisa. Foi maravilhoso estar com eles passo a passo, vendo a equipe trabalhar unida pelo mesmo propósito”, declarou emocionada.

A aluna Anna Laura Barros, integrante da equipe vencedora, celebrou o reconhecimento nacional e a oportunidade de crescer por meio da ciência:

“Trabalhamos dias e dias incansavelmente até ver nosso sistema tomando forma. O SRAPS me trouxe a paixão pela pesquisa, por criar, trazer soluções. Obrigada à gestão do IEMA, aos professores e à nossa orientadora Vivian, que esteve conosco desde o começo. Somos campeões todos os dias por ganharmos o bem mais precioso: o conhecimento e a chance de contribuir com o meio ambiente.”

O projeto foi desenvolvido a partir da cultura maker, da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), e do protagonismo estudantil, pilares da proposta pedagógica do IEMA. A montagem do sistema segue em etapas, com automação por sensores de nível, uso de bomba d’água de baixa potência e geração fotovoltaica. O monitoramento remoto por aplicativo também está em desenvolvimento.

Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, o reconhecimento evidencia a potência transformadora da educação pública maranhense:

“Esse prêmio representa muito mais do que uma conquista acadêmica. Ele mostra que quando se aposta no protagonismo juvenil, na ciência e na inovação, os resultados aparecem com força e impacto real. Os alunos do IEMA Pleno Codó estão dando exemplo para o Brasil de como é possível construir soluções sustentáveis com criatividade, responsabilidade social e compromisso com o futuro do planeta. É motivo de muito orgulho para todo o Maranhão.”

Cricielle também destacou o papel estratégico do Governo do Maranhão na valorização da educação integral e profissionalizante:

“O apoio do governador Brandão tem sido fundamental para consolidar uma rede de ensino técnico que alia conhecimento, tecnologia e compromisso com a cidadania. Esse projeto é fruto direto de uma política educacional que acredita no potencial dos nossos jovens para transformar realidades e construir um estado mais justo, sustentável e preparado para os desafios do século XXI.”

Com essa conquista, o Maranhão não apenas ganha visibilidade internacional ao levar seus representantes para a COP30, mas também reforça seu compromisso com a educação transformadora, com a agenda climática global e com a formação de cidadãos conscientes e preparados para atuar no mundo com responsabilidade socioambiental.

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, que oferece ensino médiotécnico e superior, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

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